Interpretação de texto: Pregos na cerca – 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre pregos na cerca. Vamos ler o reflexivo texto? Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

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ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

Pregos na cerca

    Havia um menino que tinha um temperamento difícil.

    Seu pai deu-lhe um saco de pregos e disse-lhe que, a cada vez que perdesse a paciência, pregasse um prego na cerca dos fundos de sua casa.

    No primeiro dia, o menino pregou 37 pregos na cerca.

    Então foi diminuindo gradualmente.

    Ele descobriu que era mais fácil conter seu temperamento do que bater pregos na cerca.

    Finalmente chegou o dia em que o menino não perdeu mais a paciência.

    Contou isso a seu pai, que sugeriu que agora o menino tirasse um prego da cerca para cada dia que ele conseguisse conter seu temperamento.

    Os dias foram passando e o menino pôde finalmente contar a seu pai que não havia mais pregos na cerca.

    O pai pegou o filho pela mão, levou-o até a cerca e disse:

    — Você fez bem, meu filho, mas veja os buracos na cerca… A cerca nunca mais será a mesma. Quando você fala as coisas com ódio, elas deixam cicatrizes como estas. Você pode enfiar uma faca em um homem e tirá-la. Não importa quantas vezes você diga que sente muito, a ferida continuará lá.

Autoria desconhecida. Disponível em: <https://metaforas.com.br/2021-12-18/pregos-na-cerca.htm>.
(Com corte e adaptação).

 

Questões

Questão 1 – Releia:

“Seu pai deu-lhe um saco de pregos e disse-lhe que, a cada vez que perdesse a paciência, pregasse um prego na cerca dos fundos de sua casa.”

Esse fragmento é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

Questão 2 – No segmento “Então foi diminuindo gradualmente.”, a palavra grifada quer dizer:

(     ) “aos poucos”.

(     ) “com rapidez”.

(     ) “de maneira inesperada”.

 

Questão 3 – Na passagem “Ele descobriu que era mais fácil conter seu temperamento do que bater pregos na cerca.”, a expressão “do que”:

(     ) indica uma condição.

(     ) introduz um exemplo.

(     ) inicia uma comparação.

 

Questão 4 – Observe:

“Contou isso a seu pai […]”

O que o menino contou ao pai?

 

Questão 5 – Sublinhe a seguir o vocábulo que assinala a soma de fatos:

“Os dias foram passando e o menino pôde finalmente contar a seu pai que não havia mais pregos na cerca.”

 

Questão 6 – Na parte “O pai pegou o filho pela mão, levou-o até a cerca e disse: […]”, o termo destacado refere-se:

 

 

Questão 7 – Em “Não importa quantas vezes você diga que sente muito, a ferida continuará lá.”, o pai revela ao filho:

(     ) que a ferida é transitória.

(     ) que a ferida é passageira.

(     ) que a ferida é permanente.

 

Questão 8 – Pode-se concluir que o texto tem a intenção de:

(     ) fazer refletir.

(     ) debater um tema.

(     ) anunciar uma descoberta.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
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