Interpretação de texto: Por que alguns insetos cantam – 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano, sobre os insetos que cantam. Muitos insetos produzem sons, mas só alguns deles podem ser ouvidos pelo homem. Vamos saber mais a respeito desse assunto tão interessante? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:  

Leia:

Por que alguns insetos cantam?

    Você provavelmente conhece o barulho de uma cigarra ou de um grilo. Mas será que já se perguntou por que esses insetos cantam e outros não? […]

    Muitos insetos produzem sons, mas só alguns deles podem ser ouvidos pelo homem. Para captar a explicação a seguir, você precisa saber que hertz (Hz) é a unidade de medida de som. Agora, entenda: o nosso aparelho auditivo capta sons na frequência de 20Hz a 20.000Hz, enquanto os insetos produzem sons numa frequência que varia de 1Hz e 100kHz. Eis a razão pela qual só ouvimos alguns insetos.

    O som de cada espécie é único, fundamental para machos adultos se comunicarem com fêmeas adultas da sua espécie […] Além disso, a “cantoria” é importante também para a comunicação entre insetos de espécies diferentes, pode soar como um alerta para se defenderem de predadores.

    O som produzido pelos insetos pode vir da expulsão de ar através dos espiráculos (orifícios localizados na lateral do corpo, responsáveis pela respiração), que é um mecanismo comum em baratas e borboletas. A percussão é outra forma de produção de som e se caracteriza por batidas contra a madeira úmida, método utilizado por cupins e besouros. O bater de asas é mais uma maneira de fazer o som ecoar e é comum entre abelhas, moscas e mosquitos (quem já foi perturbado pelo zumbido de um mosquito na hora de dormir sabe bem do que se trata!). Os gafanhotos produzem som por estridulação, ou seja, friccionando as pernas. A estridulação dos grilos e das esperanças é diferente, provém da fricção das asas.

    Os tímpanos são as membranas responsáveis pela captação do som pelos insetos, sendo que nas cigarras os tímpanos também servem para a produção do som. É isso aí: aquele barulho inconfundível das cigarras resulta de sequências de contração e relaxamento dos tímpanos desses animais. Quem diria, hein?!

Carina Marciela Mews e Neucir Szinwelski.
Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 187.
Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>. (Com cortes).

 

Questões

Questão 1 – Em “Mas será que já se perguntou por que esses insetos cantam e outros não?”, a que insetos os autores se referem?

 

 

Questão 2 – No segmento “Muitos insetos produzem sons, mas só alguns deles podem ser ouvidos pelo homem.”, o termo destacado poderia ser substituído por:

(     ) “pois”.

(     ) “porém”.

(     ) “por isso”.

 

Questão 3 – O trecho “[…] hertz (Hz) é a unidade de medida de som.” é:

(     ) uma dedução.

(     ) uma definição.

(     ) uma conclusão.

 

Questão 4 – Releia este fragmento do texto:

“Além disso, a ‘cantoria’ é importante também para a comunicação entre insetos de espécies diferentes […]”

O vocábulo “para” introduz:

(     ) um destino.

(     ) uma direção.

(     ) uma finalidade.

 

Questão 5 – Qual o método de produção de som utilizado pelos cupins e besouros?

(     ) a percussão.

(     ) o bater de asas.

(     ) a expulsão de ar através dos espiráculos.

 

Questão 6 – Identifique os insetos que, de acordo com os autores do texto, “produzem som friccionando as pernas”:

(     ) grilos.

(     ) esperanças.

(     ) gafanhotos.

 

Questão 7 – O texto sobre os insetos tem o objetivo de:

(     ) explicar algo.

(     ) fazer um alerta.

(     ) contar uma história.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: