Interpretação de texto: Poema sobre desperdício – 4º ou 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, desenvolvida  para estudantes do quarto e quinto ano do ensino fundamental, com leitura e interpretação de poema. A atividade propõe pesquisas e aulas práticas.

    Esta atividade de português está disponível para download em modelo editável do Word, pronto para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

Baixe este exercício de português em:

 

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:  

Desperdício

Alô, alô garotada

Prestem muita atenção!

Para evitar o desperdício

Vou ensinar uma lição!

 

Mas antes

vou falar um pouco

da nossa situação.

 

Cerca de 13 milhões de pessoas,

que vivem em nossa nação

passam fome e muita sede

e sofrem de desnutrição.

 

Que curioso vejam vocês

que 30% da produção agrícola

no nosso país cultivada

é toda desperdiçada.

 

E lhes digo com tristeza e muito sofrimento

que esse fato deixa o Brasil

entre os dez países

que mais desperdiçam alimento.

 

Por isso comece em casa

e aprenda uma lição

aproveite por completo

a comida que no prato colocar

o suco que for beber

e a água que for tomar

E a comida que sobrou de ontem

para a panela deve voltar

fala para a mamãe e o papai

tudo reaproveitar

 

Agindo corretamente

com consciência e dedicação

vamos ajudar a diminuir

a fome da nossa nação.

Por Rosiane Fernandes Silva

 

Questões

1.Qual é o gênero textual acima?

R.

 

2.Quantas estrofes há no texto?

R.

 

3.Quantos versos?

R.

 

4.Tem rimas no texto? Transcreva dois pares de rimas.

R.

 

5.Qual é o assunto abordado no texto?

R.

 

6.Procure no dicionário o significado da palavra desperdício.

R.

 

7.De acordo com o texto,  13 milhões de brasileiros passam fome , sede e sofrem de desnutrição. Responda como o problema da fome poderia ser resolvido em nosso país?

R.

 

8.De acordo com o texto, qual é a colocação do nosso país no “ranking” dos países que desperdiçam alimentos?

R.

 

9.Muitos dizem que apenas uma pessoa não pode resolver os problemas do mundo, porém não podemos pensar dessa forma, porque a mudança deve começar dentro da nossa casa. Quais lições você  aprendeu após a leitura das três últimas estrofes do texto? Explique.

R.

 

10.Na sua casa não há desperdício de alimentos ou alguém sempre deixa um pouco de comida no prato após as refeições?

R.

 

11.Faça uma pesquisa na escola para saber quanto de alimento é desperdiçado por dia pelos estudantes. Peça ajuda para seu professor de Matemática para que seja calculado por mês esse desperdício. Em seguida, elabore  gráficos e espalhe pela escola como forma de conscientizar todos.

R.

 

12.Elabore um panfleto com índices que mostram a situação do nosso país  no quesito desperdício de alimentos. Aponte soluções para a solução do problema. Elabore um caderno de receitas sustentáveis.

 

 

13.Toda a turma deverá promover o dia da consciência sustentável. Nesse dia a turma deverá apresentar pratos com alimentos sustentáveis, entregar os livros de receitas e entregar os panfletos também.

 

 

 

 

 

Por Rosiane Fernandes Silva
Graduada em Letras e Pedagogia e pós-graduada em Educação Especial

Rosiane Fernandes:
Veja também: