Interpretação de texto: Pneu furado – 9º ano

    Atividade de interpretação de texto, para alunos do nono ano do ensino fundamental, baseada no texto “Pneu furado”. É um texto bem interessante para o aluno analisar por meio de questões de múltipla escolha as respostas referente à leitura do texto. Quer atividade de qualidade? Dá uma espiadinha! Bom trabalho, professor(a)!  🙂  🙂  🙂 

    Baixe esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

 

    Faça o download desta atividade de português em:

 

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

PNEU FURADO

    O carro estava encostado no meio-fio, com um pneu furado. De pé ao lado do carro, olhando desconsoladamente para o pneu, uma moça muito bonitinha.
    Tão bonitinha que atrás parou outro carro e dele desceu um homem dizendo “Pode deixar”. Ele trocaria o pneu.
    ─ Você tem macaco? ─ perguntou o homem.
    ─ Não ─ respondeu a moça.
    ─ Tudo bem, eu tenho ─ disse o homem ─ Você tem estepe?
    ─ Não ─ disse a moça.
    ─ Vamos usar o meu ─ disse o homem.
    E pôs-se a trabalhar, trocando o pneu, sob o olhar da moça.
    Terminou no momento em que chegava o ônibus que a moça estava esperando. Ele ficou ali, suando, de boca aberta, vendo o ônibus se afastar.
    Dali a pouco chegou o dono do carro.
    ─ Puxa, você trocou o pneu pra mim. Muito obrigado.
    ─ É. Eu… Eu não posso ver pneu furado. Tenho que trocar.
    ─ Coisa estranha.
    ─ É uma compulsão. Sei lá.

(Luís Fernando Veríssimo. Livro: Pai não entende nada. L&PM, 1991).

 

Questões

1) Em relação à compreensão do texto, analise os itens abaixo:
I – O pneu do ônibus estava furado.
II – A moça não era dona do carro que estava com pneu furado.
III – O dono do carro agradeceu ao homem por ter trocado o pneu do carro.

Está(ão) CORRETO(S):
a) Apenas o item III.
b) Apenas os itens II e III.
c) Apenas o item I.
d) Apenas o item II.
e) Todos os itens.

 

2) Na última parte do texto, “─ É uma compulsão. Sei lá.”, podemos concluir que:
a) a fala é da moça.
b) a fala é do dono do carro.
c) a fala é do motorista do ônibus.
d) a fala é do borracheiro.
e) a fala é do homem que trocou o pneu.

 

3) Há diálogos no texto e o que comprova isso são:
a) as palavras utilizadas no título.
b) as palavras estrangeiras utilizadas no texto.
c) os sinais de pontuação como o ponto final no fim de cada frase.
d) os travessões indicando a fala dos personagens.
e) as vírgulas no início do texto.

 

4) Marque (V) para Verdadeiro ou (F) para Falso, em relação às afirmações abaixo

(     ) O homem que trocou o pneu já conhecia o dono do carro.
(     ) A moça ficou feliz por alguém ajudá-la a trocar o pneu.
(     ) O homem vivia trocando pneus pela cidade devido à sua compulsão.

Em relação ao contexto da história, a sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
a) F – F – F.
b) F – V – F.
c) V – V – V.
d) V – F – V.
e) V – V – F.

 

5) Mesmo que não esteja claro no texto, podemos concluir que:
a) o homem não teria trocado o pneu se visse que o carro não era da moça.
b) o homem não teria trocado o pneu se não fosse compulsivo.
c) o homem teria trocado o pneu de qualquer maneira.
d) o homem achou que ganharia dinheiro pelo serviço.
e) o homem percebeu que ajudaria uma pessoa importante.

BOA ATIVIDADE !

 

 

Por André Tarragô Martins – professor de ensino médio e fundamental de Língua Portuguesa e Mestre em Letras na área de Linguagem, Interação e Processos de Aprendizagem. Além disso, é músico e jornalista. Atua em pré-vestibulares, pré-concursos, aulas particulares, elaboração de provas de concursos e é criador de conteúdo para o Portal  www.acessaber.com.br.

André Martins: André Tarragô Martins é professor de ensino médio e fundamental de Língua Portuguesa e Mestre em Letras na área de Linguagem, Interação e Processos de Aprendizagem. Além disso, é músico e jornalista. Atua em pré-vestibulares, pré-concursos, escola de ensino médio e fundamental, aulas particulares e elaboração de provas de concursos.
Veja também: