Interpretação de texto: Planos para proteger os animais – 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre planos para proteger os animais.  Vamos conhecer esses planos e entender a importância deles? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

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ESCOLA:                                                          DATA:

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Por que existem planos para proteger os animais?

    O Brasil abriga uma das maiores biodiversidades do mundo. Há aqui centenas de milhares de espécies de seres vivos, muitas endêmicas, ou seja, que não existem em nenhum outro lugar. A riqueza de espécies brasileiras é tão grande que os cientistas continuam encontrando criaturas novas todo dia. Isso mesmo, todo dia os pesquisadores divulgam a descoberta de alguma espécie brasileira. Mas nossa biodiversidade corre perigo, pois milhares de espécies estão em risco de extinção.

    O motivo é principalmente a destruição dos ambientes naturais nos biomas brasileiros – Amazônia, Mata Atlântica, Caatinga, Cerrado, Pantanal e Pampas. Por isso, de tempos em tempos, cientistas do Brasil inteiro se reúnem para avaliar quais são as espécies em perigo de extinção por aqui. As espécies ameaçadas geralmente têm uma população pequena, vivem em poucos lugares, ou já tiveram a maior parte de seu habitat original destruído.

    Para evitar que as espécies ameaçadas sejam extintas, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente, criou o “Plano de Ação Nacional para Conservação”. O nome já diz muita coisa: é um planejamento de ações que o país deve desenvolver para garantir a conservação das espécies.

    Em alguns casos, é elaborado um Plano de Ação Nacional (PAN) para uma única espécie, como a onça-pintada ou o tatu-bola – essas espécies estão em situação tão crítica que mereceram um plano só para elas. Mas há ocasiões em que a meta é maior, como a de conservação dos papagaios da Mata Atlântica ou dos anfíbios e répteis da Serra do Espinhaço.

    Para elaborar cada plano de ação, o ICMBio se une a outros órgãos do governo, pesquisadores, organizações não governamentais, empresas e gerentes de unidades de conservação, como parques e reservas biológicas. Como a união faz a força, juntos eles analisam quais problemas ameaçam a preservação das espécies e como devemos agir para superá-los.

    Precisamos ter consciência da importância que cada espécie exerce no ecossistema e unir esforços para garantir que sejam preservadas. […]

Henrique Caldeira Costa. Revista
“Ciência Hoje das Crianças”. Edição 284.
Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.

 

Questões

Questão 1 – De acordo com o texto, há no Brasil muitas espécies endêmicas de seres vivos. O que significa isso?

 

 

Questão 2 – Na passagem “A riqueza de espécies brasileiras é tão grande que os cientistas continuam encontrando criaturas novas todo dia.”, o fato destacado é:

(     ) a causa do anterior.

(     ) a condição do anterior.

(     ) a consequência do anterior.

 

Questão 3 – Na parte “Mas nossa biodiversidade corre perigo, pois milhares de espécies estão em risco de extinção.”, o vocábulo grifado poderia ser substituído por:

(     ) “porém”.

(     ) “porque”.

(     ) “portanto”.

 

Questão 4 – No segmento “Para evitar que as espécies ameaçadas sejam extintas […]”, o termo “Para” introduz:

(     ) um destino.

(     ) uma direção.

(     ) uma finalidade.

 

Questão 5 – O trecho “[…] é um planejamento de ações que o país deve desenvolver para garantir a conservação das espécies.” define:

 

 

Questão 6 – O autor citou um ditado popular no fragmento abaixo. Grife-o:

“Como a união faz a força, juntos eles analisam quais problemas ameaçam a preservação das espécies […]”

 

Questão 7 – Em “Precisamos ter consciência da importância que cada espécie exerce no ecossistema e unir esforços para garantir que sejam preservadas.”, o autor busca:

(     ) entreter o leitor.

(     ) questionar o leitor.

(     ) conscientizar o leitor.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
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