Interpretação de texto: Otílio, o pinguim – 3º ou 4º ano

    Atividade de interpretação de texto, direcionada aos alunos do terceiro ou quarto ano do ensino médio, com questões elaboradas sobre o texto: Otílio, o pinguim.

    Esta atividade língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:  

Otílio, o pinguim

    Quando queria achar a sua vara de pescar, a verdade é que nunca a conseguia encontrar! Otílio era um pinguim desorganizado. Tinha um iglu sempre muito bagunçado! Então, saiu para pescar só com a serra de cortar gelo. Juntou-se aos pinguins, parecendo um pescador modelo. Fez um buraco no gelo, e ai Otílio escorregou… Mas logo saiu do buraco com um grande peixe que pegou! Contente, assou o peixe com a ajuda dos amigos. Comeram tranquilos, sem precisar de abrigos.

    À noite, voltaram para casa sob uma luz monumental, era o espetáculo das noites no polo: a aurora austral. Mas, quando Otílio estava dormindo, o tempo mudou. Caiu uma tempestade de neve, mas ele nem se preocupou. Ao acordar de manhã… Nossa! Havia tanta neve! Cobria o seu iglu! Então, os amigos acudiram em breve! Os pinguins retiraram a neve do iglu de Otílio. Ele descobriu que viver sozinho é muito difícil! E saiu feliz por ter tantos amigos a aceita-lo. Até mesmo no Polo Sul, todos devem se ajudar.

 

Questões

1) Qual o título do texto?

R.

 

2) Como era Otílio?

R.

 

3) O que aconteceu com Otílio quando caiu no buraco?

R.

 

4) Quando Otílio estava dormindo o que aconteceu?

R.

 

5) Como os amigos ajudaram Otílio?

R.

6) O que Otílio descobriu?

R. 

 

Por Camila Farias.

camila pereira de farias:
Veja também: