Interpretação de texto: Oswaldo Cruz – 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre Oswaldo Cruz. Ele que, mais tarde, se tornaria conhecido pelo título de “médico do Brasil”. Vamos conhecer a história dele? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

Oswaldo Cruz

    Em agosto de 1872, mais precisamente no dia 5, nasceu Oswaldo Cruz, que, mais tarde, se tornaria conhecido pelo título de “médico do Brasil”.

    Nascido no interior de São Paulo, na cidade de São Luiz do Paraitinga, e formado no Rio de Janeiro, o jovem médico foi para Paris e se especializou em Microbiologia no Instituto Pasteur. Em 1899, já de volta ao país, veio o convite para participar de uma comissão médica junto de Vital Brazil e Adolfo Lutz. O objetivo era confirmar a chegada da peste bubônica no Brasil pelo porto de Santos.

    A partir dessa descoberta, foi necessário criar um instituto para a produção de soro antipestoso na capital do país – na época, a cidade do Rio de Janeiro. E lá foi Oswaldo Cruz, desta vez, a convite do barão de Pedro Afonso, atuar como diretor-técnico na nova instituição. Dois anos depois, com a saída do barão, Oswaldo assume como diretor-geral.

    O local se resumia a uma fazenda em frente ao mar – a baía de Guanabara, em Manguinhos – com casinhas muito simples. Ali foi inaugurado o Instituto Soroterápico Federal em 1900, com muito sucesso. Em pouquíssimo tempo, alguns meses depois, a instituição já produzia soro e vacinas.

    […]

    Tinha, de fato, uma personalidade curiosa e atenta a todas as oportunidades. Ao longo de sua vida, soube divulgar o seu trabalho e de sua equipe. Em 1907, o Instituto recebeu o primeiro prêmio na Exposição de Higiene e Demografia de Berlim, devido ao trabalho científico e à coleção de peças de anatomia patológica. Um ano depois, em 1908, se transformava em Instituto de Patologia Experimental, rebatizado Instituto Oswaldo Cruz.

Claudia Oliveira.
Disponível em: <https://www.invivo.fiocruz.br/historia/150-anos-de-oswaldo-cruz/>. Publicado em: 26 de agosto de 2022. (Fragmento com adaptação).

 

Questões

Questão 1 – Em “Nascido no interior de São Paulo […] e formado no Rio de Janeiro, o jovem médico foi para Paris e se especializou em Microbiologia no Instituto Pasteur.”, o texto refere-se:

(     ) a Vital Brazil.

(     ) a Adolfo Lutz.

(     ) a Oswaldo Cruz.

 

Questão 2 – No segmento “[…] um instituto para a produção de soro antipestoso na capital do país – na época, a cidade do Rio de Janeiro.”, o travessão assinala a intercalação de:

(     ) um exemplo.

(     ) uma opinião.

(     ) uma explicação.

 

Questão 3 – Sublinhe a seguir a parte que exprime uma circunstância de tempo:

“Dois anos depois, com a saída do barão, Oswaldo assume como diretor-geral.”

 

Questão 4 – Segundo o texto, o Instituto Soroterápico Federal transformou-se “em Instituto de Patologia Experimental, rebatizado Instituto Oswaldo Cruz”, no ano de:

(     ) 1900.

(     ) 1907.

(     ) 1908.

 

Questão 5 – O trecho “Em pouquíssimo tempo, alguns meses depois, a instituição já produzia soro e vacinas.”:

(     ) narra.

(     ) descreve.

(     ) argumenta.

 

Questão 6 – Na passagem “Ao longo de sua vida, soube divulgar o seu trabalho e de sua equipe.”, o termo destacado indica:

(     ) fatos que se somam.

(     ) fatos que se alternam.

(     ) fatos que se contrastam.

 

Questão 7 – Releia:

“Em 1907, o Instituto recebeu o primeiro prêmio na Exposição de Higiene e Demografia de Berlim, devido ao trabalho científico e à coleção de peças de anatomia patológica.”

A expressão grifada introduz:

(     ) causas.

(     ) finalidades.

(     ) consequências.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: