Interpretação de texto: Os diamantes – 1º ano do ensino médio

    Interpretação de texto, “Os diamantes”, dirigida aos estudantes do 1º ano do Ensino Médio. O referido texto trata da origem dos diamantes, sob a ótica popular. A atividade compõe-se de variadas questões que contemplam as características do gênero em si, bem como os recursos linguísticos utilizados em sua composição.

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ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:      

Leia:

Os diamantes

    Um casal de índios vivia, juntamente com sua tribo, à beira de um rio da região Centro-Oeste. Ele, um guerreiro poderoso e valente, chamava-se Itagibá, que significa “braço forte”. Ela, uma jovem e bela moça, tinha o nome de Potira, que quer dizer “flor”. Viviam os dois muito felizes, quando sua tribo foi atacada por outros selvagens da vizinhança.

    Começou a guerra e Itagibá teve de acompanhar os outros guerreiros que iam lutar contra o inimigo. Quando se despediram, Potira não deixou cair uma só lágrima, mas seguiu, com o olhar muito triste, o marido que se afastava em sua canoa que descia o rio.

    Todos os dias, Potira, com muita saudade, ia para a margem do rio, esperar o esposo. Passou-se muito tempo. Quando os guerreiros da tribo regressaram à sua taba, Itagibá não estava entre eles. Potira soube, então, que seu marido morreu lutando bravamente. Ao receber essa notícia, a jovem índia chorou muito. E passou o resto da vida a chorar.

    Tupã, o deus dos índios, ficou com dó e transformou as lágrimas de Potira em diamantes, que se misturaram com a areia do rio. É por isso, dizem, que os diamantes são encontrados entre os cascalhos e areias do rio. Eles são as lágrimas de saudade e de amor da índia Potira.

Disponível em: http://www.potyguar.com.br .

 

Questões

Questão 1 – O texto lido é do gênero:

a) conto

b) lenda

c) notícia

d) artigo enciclopédico

 

Questão 2 – Identifique o objetivo do texto:

R:

 

Questão 3 – Em “Eles são as lágrimas de saudade e de amor da índia Potira.”, a forma pronominal sublinhada substitui, considerando-se o contexto, o termo:

R:

 

Questão 4 – Grife no trecho, a seguir, os adjetivos utilizados na caracterização dos personagens:

“Ele, um guerreiro poderoso e valente, chamava-se Itagibá, que significa “braço forte”. Ela, uma jovem e bela moça, tinha o nome de Potira, que quer dizer “flor”.

R:

 

Questão 5 – Assinale a passagem que caracteriza o clímax da história:

a) “Viviam os dois muito felizes, quando sua tribo foi atacada por outros selvagens da vizinhança.”

b) “Começou a guerra e Itagibá teve que acompanhar os outros guerreiros que iam lutar […]”.

c) “Potira soube, então, que seu marido morreu lutando bravamente.”.

d) “Tupã, o deus dos índios, ficou com dó e transformou as lágrimas de Potira em diamantes […]”.

 

Questão 6 – Em todos os segmentos, percebe-se, de forma explícita, a progressão do tempo, exceto em:

a) “Todos os dias, Potira, com muita saudade, ia para a margem do rio, esperar o esposo.”.

b) “Passou-se muito tempo.”.

c) “Quando os guerreiros da tribo regressaram à sua taba, Itagibá não estava entre eles.”.

d) “E passou o resto da vida a chorar.”.

 

Questão 7 – Há o predomínio no texto de sequências do tipo:

a) expositivo

b) descritivo

c) argumentativo

d) narrativo

 

Questão 8 – No trecho “Tupã, o deus dos índios, ficou com dó e transformou as lágrimas de Potira em diamantes […]”, a  inserção anteriormente destacada exerce a função de:

a) predicativo do sujeito

b) aposto

c) vocativo

d) complemento nominal

 

Questão 9 –  Na frase “Começou a guerra e Itagibá teve de acompanhar os outros guerreiros que iam lutar contra o inimigo.”, o fato expresso pela locução verbal evidenciada indica:

a) obrigação

b) promessa

c) desejo

d) hipótese

 

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
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