Interpretação de texto: Os bilhetinhos de Marcela – 4º ou 5º ano

    Interpretação de texto voltada a alunos do quarto ou quinto ano, o texto utilizado é “Os bilhetinhos de Marcela”.

    Faça o download desta interpretação em modelo editável do Word, em PDF pronto para imprimir e também a atividade respondida.

 

    Baixe esta atividade em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

 

Os bilhetinhos de Marcela

    Meu nome é Marcela. Sou morena, sou alegre, meus cabelos são castanhos e cacheados.

    Tenho no meu quarto um baú cheio de “novidades”. Tudo aquilo de que gosto coloco ali dentro. Tenho várias bolsinhas, batons, brilhos para os lábios, fotos de artistas de cinema e televisão, canetinhas, adesivos, borrachinhas com cheirinhos variados, enfim tudo, o que eu ganho dos meus colegas e primos.

    Outro dia, o Sandro me deu uma porção de miniaturas de bonecas. Só que havia uma que estava com uma das pernas quebradas; mas eu a guardei assim mesmo. É para completar a coleção de doze.

    Às vezes, me fecho em meu quarto e jogo tudo no chão. É tão bom ficar olhando aquelas bugigangas que fico um bom tempo lá. Vou me lembrando de cada pessoa que me presenteou com cada objeto.

    Outro dia fiquei feliz, pois achei a minha lapiseira com borrachinha colorida na ponta. Foi presente da Roberta, no ano passado. Ela me deu juntamente com um cartãozinho, que guardo até hoje:

“Cela” – Com amor de sua sempre amiga Roberta.

    Lembro-me sempre dela com muito carinho. Éramos amigas inseparáveis. Pena que o pai dela foi transferido da firma em que trabalhava e a família teve de se mudar para o litoral. Nós estamos sempre nos comunicando por carta ou telefone.

    Ainda tenho lá no baú vários outros cartõezinhos escritos pelas minhas colegas e papéis de carta que coleciono.

    A Janine e a Sula são minhas colegas de sala deste ano. Elas são legais! Sempre estão aqui em casa, fazendo algum trabalho em grupo comigo. Às vezes a gente vai ao shopping com a mãe da Sula. Lá tomamos sorvete ou fazemos algum lanche. É tão bom ter amigos!

Graça Batituci

 

Compreensão de texto

1) Qual é o título do texto?

R.:

 

2) Quem é o autor?

R.:

 

3) Qual é o tema do texto?

R.:

 

4) Quantos parágrafos há no texto?

R.:

 

5) Quem é o narrador da história?

R.:

 

6) O que Marcela guarda em seu baú?

R.:

 

7) Cite algumas características físicas de Marcela.

R.:

 

8) O que a leva a tirar as coisas do baú?

R.:

 

9) Encontre no texto o que se pede:

  1. Dois adjetivos:
  2. Dois pronomes:
  3. Dois substantivos próprios:
  4. Dois verbos no passado:

 

10) Faça uma ilustração da história.

Por ACESSABER
acessaber:
Veja também: