Interpretação de texto: Orcas – 6º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sexto ano do ensino fundamental, sobre as orcas. O autor do texto pergunta Você sabia que a orca é um golfinho? Muitas pessoas acham que as orcas são baleias, mas o autor explica que, na verdade, elas são golfinhos! Quer saber por quê? Então, leia esse curioso texto e, logo após, não deixe de responder às variadas questões interpretativas propostas! Vamos lá?

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo do Word que pode ser modificado, pronto para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

Você sabia que a orca é um golfinho?

    Elas podem chegar a ter 10 metros de comprimento, têm as costas negras e a barriga branca, uma nadadeira triangular muito alta e são encontradas em quase todos os oceanos: nos trópicos, em mares glaciais – como os do Ártico e da Antártica – e no mar Mediterrâneo. Seja onde for, no entanto, não tem jeito: as orcas são confundidas com baleias, quando, na verdade, são golfinhos.

    As orcas e as baleias, de fato, são bem parecidas à primeira vista. Porém, um olhar mais atento mostra que existem diferenças fundamentais entre os dois animais. As baleias verdadeiras, por exemplo, apresentam cerdas bucais no céu da boca, algo que poderíamos comparar a uma peneira gigante ou a um grande coador, que deixa passar a água e retém os peixes miúdos e camarões, que servem de alimento para esses animais. As orcas, por sua vez, possuem dentes como todos os golfinhos. Além disso, o crânio e o esqueleto desses mamíferos aquáticos – que são bem grandes e fortes – mostram claramente que eles são bem mais parecidos com os golfinhos.

    É importante dizer, no entanto, que o termo “baleia” é bastante amplo e significa “cetáceo com dentes ou cerdas bucais” (“cetáceo” é o nome dado a vários animais marinhos, como baleias, golfinhos e botos). Assim, não está totalmente errado falar baleia orca, mas, como vimos, esses animais são mais parecidos com os golfinhos do que com as baleias. Aliás, é para evitar confusões desse tipo que os cientistas usam um sistema de classificação muito importante. Ele leva em conta as características do animal, sua aparência, o local onde é encontrado, entre outros dados de seu organismo. Isso, sim, é fundamental na hora de diferenciar uma baleia de um golfinho, por exemplo, e não o modo como popularmente o animal é chamado.

    […]

Salvatore Siciliano. Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 170. Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.

 

Questões

Questão 1 – Na passagem “Elas podem chegar a ter 10 metros de comprimento, têm as costas negras e a barriga branca, uma nadadeira triangular muito alta […]”, o autor do texto faz:

(     ) uma descrição das orcas.

(     ) uma narração sobre as orcas.

(     ) uma argumentação sobre as orcas.

 

Questão 2 – No trecho “[…] um olhar mais atento mostra que existem diferenças fundamentais entre os dois animais.”, a que animais o texto se refere?

(     ) às orcas e às baleias.

(     ) aos golfinhos e às orcas.

(     ) às baleias e aos golfinhos.

 

Questão 3 – Na oração “[…] são bem grandes e fortes […]”, o autor do texto caracteriza:

(     ) as cerdas bucais no céu da boca das orcas.

(     ) os dentes das orcas.

(     ) o crânio e o esqueleto da orcas.

 

Questão 4 – Em “As orcas, por sua vez, possuem dentes como todos os golfinhos.”, o autor empregou o termo “como” para:

(     ) apontar uma causa.

(     ) indicar um exemplo.

(     ) estabelecer uma comparação.

 

Questão 5 – No segmento “É importante dizer, no entanto, que o termo ‘baleia’ é bastante amplo […]”, a expressão grifada exprime:

(     ) um contraste.

(     ) uma ressalva.

(     ) uma compensação.

 

Questão 6 – Na frase “[…] um sistema de classificação muito importante.”, o vocábulo “muito”:

(     ) define o sentido do adjetivo “importante”.

(     ) intensifica o sentido do adjetivo “importante”.

(     ) complementa o sentido do adjetivo “importante”.

 

Questão 7 – Segundo o texto, os cientistas levam em consideração determinados fatores na hora de diferenciar animais aparentemente parecidos. Identifique os referidos fatores:

 

 

Questão 8 – O texto lido tem fins:

(     ) didáticos.

(     ) científicos.

(     ) jornalísticos.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: