Interpretação de texto: Onde está o menino – 7º ano

    Atividade de interpretação, proposta aos alunos do sétimo ano do ensino fundamental, orienta os alunos do sétimo ano para o estudo do texto Onde está o menino?, escrito por Aryane Cararo. Os estudantes são chamados a identificar o gênero do texto, o objetivo, a linguagem empregada e a analisar outros elementos relativos à construção do texto em questão. Vamos praticar?

    Você pode baixar esta atividade de português em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

 

    Faça o download deste exercício de português em:

 

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:     

Leia:

Onde está o menino?

    Este livro não tem história. E, por isso mesmo, talvez tenha muitas. Zoo, do espanhol Jesús Gabán, aglomera animais a cada dupla de páginas. Há bichos com pelos, que parecem pelúcia. Estão lá os quatis e o urso panda, por exemplo. Há os que têm carapaça dura. Como tatu, o caranguejo e o chifre do rinoceronte. Tem também os de pernas longas, como o flamingo, a garça e o colhereiro. Cada grupo está em uma página.

    Mas uma coisa não muda. Em todas as páginas, um menino observa tudo de longe. Às vezes, quase se esconde. E é bem divertido procurar onde ele está. Nessa brincadeira, as ilustrações em nanquim e aquarela de Jesús revelam muitas outras coisas. Sutilezas como os olhos chorões nas asas das borboletas. Os filhotes de pássaro no topo dos cactos. E a lesma no nariz da tartaruga, que quase parece um dinossauro. O livro que deixa para você contar a história que enxergar ali, surpreende pela beleza das ilustrações. Delicadas, com uma dose de surrealismo mágico e deliciosamente compostas.  Vale ficar um tempão observando cada página.

Aryane Cararo. Disponível em: www.estadao.com.br.

 

Questões

Questão 1 – O texto acima é do gênero:

R:

 

Questão 2 – O texto lido atende ao propósito de:                                

a) divulgar um zoológico.

b) divulgar o livro “Zoo”.

c) divulgar o trabalho do escritor Jesús Gabán.

d) divulgar diferentes espécies de animais.

 

Questão 3 – Leia com atenção as passagens a seguir e assinale aquela que explicita o objetivo identificado acima:

a) “Há bichos com pelos, que parecem pelúcia.”

b) “Estão lá os quatis e o urso panda, por exemplo.”

c) “[…] as ilustrações em nanquim e aquarela de Jesús revelam muitas outras coisas.”

d) “Vale ficar um tempão observando cada página.”

 

Questão 4 – Predomina no texto a linguagem:

a) formal

b) regional

c) literária

d) informal

 

Questão 5 – A autora do texto expõe a sua opinião sobre o livro “Zoo” em:

a) “Há bichos com pelos, que parecem pelúcia.”

b) “Em todas as páginas, um menino observa tudo de longe.”

c) “E a lesma no nariz da tartaruga, que quase parece um dinossauro.”

d) “[…] surpreende pela beleza das ilustrações.”

 

Questão 6 – “Mas uma coisa não muda”. A que coisa a autora se refere?

R:

 

Questão 7 – Na passagem “E, por isso mesmo, talvez tenha muitas.”, o pronome “muitas” tem como referente o substantivo:

a) histórias

b) páginas

c) ilustrações

d) sutilezas

 

Questão 8 – Na parte “E é bem divertido procurar onde ele está.”, o pronome “ele” retoma:

a) o urso panda

b) o caranguejo

c) o chifre do rinoceronte

d) o menino

 

Questão 9 – Na frase “Delicadas, com uma dose de surrealismo mágico e deliciosamente compostas.”, o adjetivo em destaque caracteriza:

R:

 

Questão 10 – Na passagem “E é bem divertido procurar onde ele está.”, o termo “bem”:

a) complementa o sentido do adjetivo “divertido”.

b) intensifica o sentido do adjetivo “divertido”.

c) explica o sentido do adjetivo “divertido”.

d) retoma o sentido do adjetivo “divertido”.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: