Interpretação de texto: O túnel – 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre “O túnel”.  A história da aproximação de dois irmãos escrita e ilustrada com maestria por Anthony Browne! Vamos ler o texto que nos apresenta esse livro? Depois, não deixe de responder às variadas questões propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

“O túnel”

A história da aproximação de dois irmãos escrita e ilustrada com maestria por Anthony Browne, ganhador do Prêmio Hans Christian Andersen.

    Era uma vez dois irmãos que não se pareciam em nada. A irmã ficava dentro de casa, sozinha, lendo e sonhando. O irmão brincava lá fora com seus amigos, rindo e chutando, bagunçando e rolando. E os dois brigavam o tempo todo. Até que um dia encontraram o túnel, e tudo mudou.

    Anthony Browne é um dos mais cultuados autores-ilustradores de sua geração. Por seu trabalho na literatura infantojuvenil, ganhou o Prêmio Hans Christian Andersen e a prestigiosa Medalha Kate Greenaway.

    Com um estilo único, seu trabalho é reconhecido e admirado em várias partes do mundo. É autor de “Na floresta”, “Vozes no parque” e “Gorila”.

“Um livro fascinante que vai proporcionar horas de mergulho imaginativo.” (The Guardian)
“Uma história inesquecível com gosto de um conto dos Irmãos Grimm.” (Practical Parenting)

Disponível em: <https://www.companhiadasletras.com.br/livro/9788566642285/o-tunel>. (Com corte e adaptação).

 

Questões

Questão 1 – Na passagem “A história da aproximação de dois irmãos escrita e ilustrada com maestria por Anthony Browne […]”, o texto refere-se à história do livro:

(     ) “Gorila”.

(     ) “O túnel”.

(     ) “Na floresta”.

(     ) “Vozes no parque”.

 

Questão 2 – No fragmento a seguir, o texto conta fatos sobre a irmã que se somam na história. Sublinhe o termo que indica essa soma:

“A irmã ficava dentro de casa, sozinha, lendo e sonhando.”

 

Questão 3 – O trecho “O irmão brincava lá fora com seus amigos, rindo e chutando […]” é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma exposição.

(     ) uma argumentação.

 

Questão 4 – No segmento “Até que um dia encontraram o túnel, e tudo mudou.”, o texto revela:

(     ) o início da história.

(     ) a complicação da história.

(     ) o clímax da história.

(     ) o desfecho da história.

 

Questão 5 – Na frase “Por seu trabalho na literatura infantojuvenil, ganhou o Prêmio Hans Christian Andersen e a prestigiosa Medalha Kate Greenaway.”, o vocábulo destacado:

(     ) introduz um motivo.

(     ) anuncia um exemplo.

(     ) inicia uma conclusão.

(     ) estabelece uma comparação.

 

Questão 6 – Releia:

“Com um estilo único, seu trabalho é reconhecido e admirado em várias partes do mundo.”

O trabalho de:

(     ) Anthony Browne.

(     ) Kate Greenaway.

(     ) Hans Christian Andersen.

(     ) Kate Greenaway e Hans Christian Andersen.

 

Questão 7 – Observe:

“Um livro fascinante que vai proporcionar horas de mergulho imaginativo.” (The Guardian)
“Uma história inesquecível com gosto de um conto dos Irmãos Grimm.” (Practical Parenting)

Identifique o objetivo dessa parte do texto:

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: