Interpretação de texto: O tesouro de Polco – 3º ano

    Atividade de interpretação de texto, direcionada aos alunos do terceiro ano do ensino fundamental, com questões desenvolvidas sobre o texto: O tesouro de Polco.

     Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desse exercício de português:

 

ESCOLA:                                                              DATA:

PROF:                                                                   TURMA:

NOME:

O tesouro de Polco

    Pingo e Polco eram porcos gêmeos, mas se, fisicamente, eles se pareciam tanto quanto dois pingos d’água, suas ideias eram bem diferentes! Pingo era bem comportado, e Polco era o mais brincalhão dos porquinhos! O pobre Pingo fazia tudo o que podia para consertar as brincadeiras do irmão antes que o dono do sítio brigasse com eles.

    – Ei, maninho! – anunciou certo dia o porquinho travesso. – Tenho uma ideia incrível!

    – Qual? – perguntou Pingo, um pouco apreensivo.

    – Ouvi o dono do sítio, falar de um tesouro que pode estar perto do canteiro!

    – Hummm… E você acha que é verdade? – perguntou Pingo. – Pare de sonhar! Um tesouro? Aqui? Impossível!

    – É o que nos vamos ver! – Retrucou Polco, que não demorou a começar suas buscas.

 

Questões

1) Qual é o título do texto?
R.

 

2) Quem era pingo e quem era Polco?
R.

 

3) Qual a diferença entre os dois porquinhos?
R.

 

4) Como era o comportamento do Pingo?
R.

 

5) Como era o Polco?
R.

 

6) Antes que o dono do sitio visse, o que o Polco fazia e quem consertava tudo?
R.

 

7) Quem anunciou que tinha uma ideia incrível?
R.

 

8) O que o Polco ouviu do dono do sítio?
R.

 

 

Por Hélia Higa

helia pereira:
Veja também: