Interpretação de texto: O que é riqueza e pobreza – 9º ano

    Interpretação de texto, “O que é Riqueza e Pobreza”, direcionada aos alunos inseridos no 9º ano. As questões propostas abordam a temática e os recursos linguísticos utilizados na construção do referido texto, que conduz a importantes reflexões.

    Esta atividade de português está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para imprimir em PDF e também a atividade respondida.

 

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ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:      

 

Leia este texto e, seguida, responda às questões propostas sobre ele:

 

O que é Riqueza e Pobreza

    Um dia, um pai de família rica levou seu filho para viajar para o interior com o firme propósito de mostrar quanto as pessoas podem ser pobres.

    Eles passaram um dia e uma noite na fazenda de uma família muito pobre.

    Quando retornaram da viagem, o pai perguntou ao filho:

    “- Como foi a viagem?”                          

    “- Muito boa, Papai!”

    “- Você viu como as pessoas podem ser pobres?”

    “- Sim.” Respondeu o menino.

    “- E o que você aprendeu?”, o pai perguntou.

    O filho respondeu:

    “- Eu vi que nós temos um cachorro em casa, e eles têm quatro.

Nós temos uma piscina que alcança o meio do jardim; eles têm um riacho que não tem fim.

Nós temos uma varanda coberta e iluminada com luz, eles têm um céu imenso com as estrelas e a lua.

Nosso quintal vai até o portão de entrada, eles têm uma floresta inteira.”

    O pequeno garoto estava acabando de responder quando seu pai ficou estupefato pelo que o filho acrescentou:

    “- Obrigado, pai, por me mostrar o quanto nós somos pobres…”.

Disponível em: <http://www.reflexaodevida.com.br/>

 

Questões


1) Perceba que o texto se constrói por meio da oposição de pensamentos, no que se refere à definição de riqueza e pobreza. Explique a referida oposição:

 

 

 

 

 

2) “Nós temos” e “Eles têm” se repetem ao longo do texto na construção da oposição mencionada na questão anterior. Identifique a que se referem os termos destacados abaixo:

Nós temos:

 

Eles têm:

 

 

 3) Releia esta passagem:

“O pequeno garoto estava acabando de responder quando seu pai ficou estupefato pelo que o filho acrescentou:      

“- Obrigado, pai, por me mostrar o quanto nós somos pobres…”.

Note que foi empregada a palavra “estupefato” para expressar a reação do pai diante da descoberta do filho. Identifique outros vocábulos que poderiam ser colocados no lugar da palavra citada, sem interferência no sentido do texto:

 

 

 

4) Explique o porquê da utilização do sinal de aspas em quase toda a extensão textual:

 

 

5) Justifique o emprego da vírgula nestes trechos, em que o filho exprime a sua opinião sobre a viagem que fez:

“- Muito boa, Papai!”

“- Obrigado, pai, por me mostrar o quanto nós somos pobres…”.

 

 

6) Ocorre a omissão de um termo oracional no seguinte período:

a) “- Eu vi que nós temos um cachorro em casa, e eles têm quatro.”.

b) “Nós temos uma piscina que alcança o meio do jardim; eles têm um riacho que não tem fim.”.

c) “Nós temos uma varanda coberta e iluminada com luz, eles têm um céu imenso com as estrelas e a lua.”.

d) “Nosso quintal vai até o portão de entrada, eles têm uma floresta inteira.”.

 

 

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

 

 

 

Denyse Lage Fonseca:
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