Interpretação de texto: O piquenique de Catapimba – 4º ano

    Interpretação de texto, direcionada aos alunos do quarto ano do ensino fundamental, com questões elaboradas sobre o piquenique de Catapimba.

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

 

O piquenique de Catapimba

    Catapimba resolveu organizar um piquenique bem divertido. Convidou a turma toda. E cada um convidou seus amigos, e os amigos dos amigos. E por fim a rua toda queria ir ao piquenique. Combinaram fazer o piquenique na represa, porque não era longe e podiam ir a pé. E o dia escolhido foi o domingo, porque ninguém tinha aula. Mariana queria fazer uma lista.
    – Vamos tomar nota para não esquecer de nada.
    – Ah, não precisa tomar nota, todo mundo sabe – disse Gabriela, que queria mais era jogar futebol. E o resto da turma, que também estava louca pra jogar bola, concordou logo.
    O dia do piquenique amanheceu de encomenda: céu azul e sol brilhante, vento fresquinho, gostoso. Se encontraram na pracinha. E lá se foram contentes, carregados de pacotes, de sacolas, de cestinhas. E riam de qualquer coisa, que quando a gente está junto tudo parece bacana. Chegaram à represa cansados e famintos.
    – Como é, pessoal, vamos abrir os pacotes?
    – O que é que vocês trouxeram de bom?
    Os pacotes foram abertos, as sacolas esvaziadas. Juntaram tudo o que havia. E foi uma só risada. Tinha raquetes sem bola, tinha discos sem vitrola, tinha rola de barbante. Tinha até uma viola, ninguém sabia tocar. Tinha abridor de garrafa, mas garrafas não havia. Tinha pratos de papel, mas não tinha o que comer. Tinha copo de papel, mas não tinha o que beber. Tinha espeto de churrasco, mas carne não tinha não. Tinha lata de sardinha, tinha lata de palmito, tinha lata de salsicha, tinha tudo o que era lata. Quem trouxe foi o Barata. Mas não havia abridor. O Bruno trouxe a panela; não tinha o que cozinhar. Tinha garfo, tinha faca, mas não tinha o que cortar. Tinha vara de pescar, mas anzol não tinha não. Vejam que situação.

Ruth Rocha
Editora Rocco, Rio de Janeiro

Questões

1) Qual o título do texto?
R

 

2) O que Catapimba resolveu organizar?
R

 

3) Para organizar o piquenique, que ideia Mariana deu?
R

 

4) Se a turma tivesse aceitado a sugestão de Mariana, o piquenique teria sido diferente?
R

 

5) Você já foi a um piquenique? Gostou? Por quê?
R

 

Por Camila Farias.

camila pereira de farias:
Veja também: