Interpretação de texto: O peixinho colorido – 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o peixinho colorido. Nunca se vira um habitante do mar tão bom como ele. Vamos conhecer a história desse peixinho? Então, leia o texto com muita atenção! Em seguida, responda às questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

Leia:

O peixinho colorido

    Aquele peixinho tinha muitas e belas cores. Por esse motivo, seus amigos e conhecidos chamavam-lhe “o peixinho colorido”.

    Nunca se vira um habitante do mar tão bom como ele. Estava sempre disposto a ajudar os seus semelhantes, sem se importar com os problemas e contratempos que arranjava ao fazê-lo. Foi nadando, nadando, e descobriu um polvo que estava preso a uma pedra. Seus tentáculos estavam debaixo dela e ele não conseguia se livrar. O peixinho dispôs-se logo a ajudá-lo, mas deteve-se quando o polvo o advertiu, com a voz lastimosa:

    — Não se aproxime de mim, peixinho colorido! Se tocar na areia que me rodeia, perderá para sempre as suas belas cores!

    O peixinho refletiu por um momento. Sabia o que tinha que fazer.

    — Pouco me importam estas minhas cores. — disse para si mesmo. Esse polvo precisa de minha ajuda e vou ajudá-lo.

    Assim pensou e assim fez. Depois de alguns esforços, conseguiu libertar os tentáculos do polvo, que já pôde mover-se com facilidade. Nos seus esforços, o peixinho tinha-se encostado na areia, e suas escamas mancharam-se de uma cor castanho-escuro, como recordação das suas brilhantes e formosas cores.

    O peixinho tornou-se admirado em todo o oceano por sua bondade e desprendimento. Embora suas escamas nunca mais voltassem a mostrar a antiga beleza, todos sabiam que o coração do peixinho tinha um fulgor e uma beleza deslumbrante.

    Que maravilha!

Disponível em: <https://metaforas.com.br/infantis/2018-07-22/o-peixinho-colorido.htm>.

 

Questões

Questão 1 – Releia este fragmento:

“Nunca se vira um habitante do mar tão bom como ele.”

Nesse fragmento, o autor refere-se:

 

Questão 2 – Em “— Não se aproxime de mim, peixinho colorido!”, o travessão:

(     ) anuncia a fala do polvo.

(     ) marca o início da fala do polvo.

(     ) assinala a continuidade da fala do polvo.

 

Questão 3 – Na parte “[…] que já pôde mover-se com facilidade.”, a expressão grifada indica:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 4 – Na passagem “[…] o peixinho tinha-se encostado na areia, e suas escamas mancharam-se de uma cor castanho-escuro […]”, o fato sublinhado:

(     ) explica o anterior.

(     ) opõe-se ao anterior.

(     ) soma-se ao anterior.

 

Questão 5 – No segmento “O peixinho tornou-se admirado em todo o oceano por sua bondade e desprendimento.”, o trecho destacado exprime:

(     ) uma causa.

(     ) uma finalidade.

(     ) uma consequência.

 

Questão 6 – Segundo o narrador, “[…] todos sabiam que o coração do peixinho tinha um fulgor […]”. O que significa “fulgor”?

(     ) Significa “luz”.

(     ) Significa “alegria”.

(     ) Significa “grandeza”.

 

Questão 7 – Identifique a opinião sobre um fato:

(     ) “Sabia o que tinha que fazer.”

(     ) “Assim pensou e assim fez.”

(     ) “Que maravilha!”

 

Questão 8 – O texto sobre o peixinho colorido tem o objetivo de:

(     ) fazer um alerta.

(     ) expressar um desejo.

(     ) transmitir um ensinamento.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: