Interpretação de texto: O leão e o camundongo – 4º ano

    Interpretação de texto, direcionada aos alunos do quarto ano do ensino fundamental, com questões elaboradas sobre o texto: O leão e o camundongo.

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

 

O leão e o camundongo

    O leão, satisfeito depois de uma caçada, encontrou um belo lugar, com sombra para descansar. Um camundongo querendo escapar das garras afiadas de um falcão, precisava encontrar, rapidamente, um esconderijo. O camundongo corria tão rapidamente pela savana, que nem percebeu saltou sobre a cabeça de um leão sonolento. O falcão até poderia tê-lo agarrado, mas foi embora. O camundongo sentiu-se aliviado, mas por pouquíssimo tempo. Ao perceber que estava sobre a cabeça de um leão, o camundongo, assustado, quis sair dali mais depressa ainda. Bem nessa hora, para infelicidade do camundongo, o leão acordou e saltou sobre ele, prendendo-o pelo rabo. O leão estava pronto para devorá-lo, quando o camundongo suplicou, desesperado:
    – Por favor, senhor rei da floresta, poupe a minha vida. Por essa bondade, um dia poderei retribuir-lhe. Por favor, deixe-me ir!
    O leão riu com desprezo e pensou: “Como um pobre camundongo poderia retribuir sua vida a um leão?” Mas como estava sem fome, deixou-o ir. Dias depois, o leão passava tranquilamente debaixo de uma árvore, quando uma rede de caça caiu sobre ele. A rede era forte demais. Não podia desvencilhar-se dela. O leão urrou fortemente, para chamar atenção de outros leões nas redondezas. O camundongo, que não estava tão longe, ouviu o rugido do leão e o reconheceu imediatamente. Correu para onde ouvia os urros, pois ele precisava retribuir a bondade que uma vez o leão lhe dedicara ao poupar-lhe a vida. Ao ver o leão em uma armadilha de caça, o camundongo, rapidamente, roeu as cordas e conseguiu soltá-lo. Depois disse ao leão:
    – O senhor leão achou que jamais um camundongo poderia salvar a sua vida. Agora sabe que isso é perfeitamente possível.
    O leão agradeceu ao camundongo e os dois amigos perceberam que poderiam viver como grandes aliados dali em diante.

 

Questões

1) Qual o título do texto?
R.

2) Por que o camundongo precisa encontrar um esconderijo?
R.

3) Quando tentou sair da cabeça do leão, o que aconteceu?
R.

4) Dias depois, enquanto o leão passeava tranquilamente, o que aconteceu com ele?
R.

5) Quem vai ajudar o leão?
R.

6) Depois desse dia o camundongo e o leão conseguiram ter uma boa relação?
R.

 

Por Camila Farias.

camila pereira de farias:
Veja também: