Interpretação de texto: O lagarto-fluorescente – 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o lagarto-fluorescente.  Já ouviu falar dele? Não? Então, que tal conhecê-lo? Para tanto, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:  

Leia:

O lagarto fluorescente

    Ele mora na praia, pertinho do mar, onde exibe sua cauda comprimida e charmosa. Esse pequenino réptil coloca ovos com cerca de dois centímetros de comprimento, dos quais nascem filhotes medindo apenas três centímetros de corpo.

    Como o nome sugere, o lagarto-da-cauda-verde não tem a cauda azul nem amarela, ela é verde, claro! Curioso é que, em alguns lagartos, o verde é tão intenso que até parece fluorescente!

    A cauda comprida e verde não é só uma alegoria, não. Ela facilita o equilíbrio do lagarto na hora de andar e de correr, mas chama muita atenção, até mesmo dos predadores. Por isso, ele não hesita em soltá-la do corpo, caso se sinta muito ameaçado, conhecimento conhecido por autotomia.

    O lagarto-da-cauda-verde tem a parte de cima do corpo alaranjada e com diferentes listras, que também servem para confundir o predador. Elas dão um efeito distorcido no corpo, aí, quando outro animal olha na direção do lagarto, não consegue perceber que ele está ali ou fica sem saber exatamente onde começa e onde termina o corpo dele. O tempo que o predador leva para entender onde estão partes vitais, como a cabeça ou o pescoço, é suficiente para o réptil tentar escapar.

    Machos e fêmeas dessa espécie são muito parecidos no tamanho e na coloração. […]

    Cada fêmea coloca, em média, dois ovos e os esconde dos predadores entre as folhas secas no solo. Após o nascimento, os filhotes não são cuidados pelos pais e exploram o ambiente em busca de alimentos por sua própria conta ou por instinto, como preferem os pesquisadores.

    […]

    O lagarto-da-cauda-verde é um animal importante para o equilíbrio do ambiente. Como se alimenta basicamente de insetos, ajuda a controlar as populações de cupins, besouros e mariposas, por exemplo. Por outro lado, é também presa das aves de rapina e de outros bichos. Nosso papel é preservar as áreas de restinga, onde esse lagarto vive, para que a própria natureza mantenha o seu equilíbrio.

Vanderlaine Amaral de Menezes, Beatriz Nunes Cosendey e
Carlos Frederico Duarte da Rocha. Revista “Ciência Hoje das Crianças”.
Edição 270. Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.

 

Questões

Questão 1 – Releia:

“Esse pequenino réptil coloca ovos com cerca de dois centímetros de comprimento […]”

A que pequenino réptil o texto se refere?

R:

 

Questão 2 – Identifique a passagem em que o adjetivo grifado exprime uma opinião dos autores:

(     ) “Ele mora na praia, pertinho do mar, onde exibe sua cauda comprimida e charmosa.”

(     ) “A cauda comprida e verde não é só uma alegoria, não.”

(     ) “Elas dão um efeito distorcido no corpo […]”

 

Questão 3 – Em “[…] o verde é tão intenso que até parece fluorescente!”, o termo sublinhado:

(     ) define.

(     ) intensifica.

(     ) complementa.

 

Questão 4 – Grife o vocábulo que indica lugar no segmento abaixo:

“O tempo que o predador leva para entender onde estão partes vitais […] é suficiente para o réptil tentar escapar.”

 

Questão 5 – De acordo com o texto, o que a fêmea “esconde dos predadores entre as folhas secas no solo”?

(     ) os seus filhotes.

(     ) os ovos que coloca.

(     ) os alimentos que caça.

 

Questão 6 – Transcreva o trecho em que os autores se dirigem diretamente aos leitores:

R:

 

Questão 7 – Na parte “Como se alimenta basicamente de insetos, ajuda a controlar as populações de cupins […]”, o fato destacado é:

(     ) uma causa.

(     ) uma conclusão.

(     ) uma comparação.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: