Interpretação de texto: O laboratório do sótão – 4º ou 5º ano

   Atividade de interpretação de texto, proposta a alunos do quarto ou quinto ano, o texto utilizado nesta atividade é “O laboratório do sótão”.

   É possível fazer o download desta atividade em modelo do Word que pode ser editado, pronto para imprimir em PDF e a atividade respondida.

 

   Baixe esta interpretação em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

 

O LABORATÓRIO DO SÓTÃO

 

   RAMIRO E SEUS AMIGOS SEMPRE SE REUNIAM NO SÓTÃO DO CASARÃO, PARA BRINCAR NO LABORATÓRIO. E FOI ISSO QUE ACONTECEU NUM DIA CHUVOSO.

   SUBIRAM TODOS PARA LÁ, E RAMIRO PEGOU UMA ANTIGA BATEDEIRA, COM VIDRO TRANSPARENTE, E JOGOU DENTRO DELA LEITE, AMENDOIM, OUTROS LÍQUIDOS E VÁRIOS SAQUINHOS DE UM PÓ COLORIDO.

   LIGOU A “MÁQUINA” E ESPEROU BATER UM POUCO.

   O LÍQUIDO FOI ENGROSSANDO, FICANDO ESCURO E COMEÇOU A ESPUMAR.

   SANDRO, RAPIDAMENTE, PEGOU UM TUBO DE ENSAIO E COLOCOU AO LADO DA MÁQUINA. O LÍQUIDO FOI SUBINDO… SUBINDO EM FORMA DE ESPUMA E ESCORREU PARA FORA DA VASILHA, ENCHENDO O TUBO QUE SANDRO SEGURAVA.

   – PUXA! PARECE UMA MISTURA DE VITAMINA DE FRUTAS… E TEM UM CHEIRINHO BOM. VEJA!

   ALEXANDRE, MAIS QUE DEPRESSA, PEGOU O TUBO NA MÃO DE SANDRO, CHEIROU O LÍQUIDO E BEBEU UM POUCO.

   – XANDE, QUE LOUCURA! NÃO FAÇA ISSO!

   FOI, ENTÃO, QUE ACONTECEU O INESPERADO. EM POUCO TEMPO O MENINO FOI FICANDO ROXO E COMEÇOU A DESAPARECER.

   PRIMEIRAMENTE SUMIU A ROUPA, DEPOIS, A PELE, SUMIRAM OS MÚSCULOS E DEU PARA VER TODO O INTERIOR DO CORPO DE XANDE.

   TODOS FICARAM AMEDRONTADOS, MAS DEPOIS FORMA-SE ACOSTUMANDO COM AQUELA CENA. ACHAVAM INCRÍVEL VER TODOS OS ÓRGÃOS DELE FUNCIONANDO. O CORAÇÃO BATENDO, BOMBEANDO O SANGUE PARA AS DIVERSAS PARTES DO CORPO, O PULMÃO SE MOVIMENTANDO, AS ARTICULAÇÕES SE DOBRANDO… E O MAIS INTERESSANTE ERA VER O LÍQUIDO QUE XANDE TINHA TOMADO SENDO REVIRADO DENTRO DO ESTÔMAGO E MISTURADO COM OUTROS LÍQUIDOS.

   E OS OSSOS? COMO A LÂMPADA DO SÓTÃO ERA FLUORESCENTE, OS OSSOS DO XANDE ESTAVAM ESVERDEADOS. DAVA PARA VER DIREITINHO OS OSSOS LONGOS, CURTOS E CHATOS.

   RAMIRO ESTAVA IMPRESSIONADO COM OS MOVIMENTOS PERISTÁLTICOS DO ESTÔMAGO. ESTAVA DE BOCA ABERTA COM TUDO O QUE ESTAVA ACONTECENDO. APROXIMOU-SE DE XANDE PARA VER MELHOR. NÃO RESISTIU E ENCOSTOU O DEDO NO FÍGADO DO COLEGA.

   E TUDO MUDOU DEPOIS DISSO. O LÍQUIDO QUE ESTAVA NO ESTÔMAGO DESCEU PARA O INTESTINO DELGADO E PASSOU PARA O INTESTINO GROSSO, ATÉ SAIR TODO DO ORGANISMO.

   E XANDE VOLTOU AO NORMAL: APARECERAM OS MÚSCULOS E A PELE. VESTIU A ROUPA QUE ESTAVA DESAPARECIDA E, JUNTAMENTE COM SEUS COLEGAS, TRATOU DE SAIR CORRENDO DO LABORATÓRIO DO SÓTÃO.

GRAÇA BATITUCI

 

COMPREENSÃO DE TEXTO

1) QUAL É O TÍTULO DO TEXTO?

R.:
 

2) QUEM É O AUTOR?

R.:
 

3) QUANTOS PARÁGRAFOS HÁ NO TEXTO?

R.:
 

4) QUANTAS E QUAIS SÃO AS CRIANÇAS QUE PARTICIPAM DA HISTÓRIA?

R.:
 

5) ONDE AS CRIANÇAS COSTUMAVAM BRINCAR?

R.:
 

6) COMO FICOU O LIQUIDO QUE SE FORMOU DA EXPERIÊNCIA?

R.: 

 

7) O QUE XANDE FEZ?

R.:

 

8) QUAL FOI O RESULTADO DA ATITUDE DE XANDE?

R.:

 

9) ESCREVA OS SINÔNIMOS DAS PALAVRAS ABAIXO:

 

  1. RÁPIDO = ______________________
  2. VELHA = _______________________
  3. SUMIR = _______________________
  4. INACREDITÁVEL = ______________
  5. ODOR = _______________________
  6. DIVERSOS =  ___________________
  7. CONSTANTEMENTE = ___________
  8. MEXENDO = ____________________
  9. TEMEROSO = __________________
  10. IMPREVISTO = __________________

 

10)  FAÇA UMA ILUSTRAÇÃO DA HISTÓRIA.

 

Por ACESSABER
acessaber:
Veja também: