Interpretação de texto: O jacaré que engoliu o sol – 4º ou 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada a alunos do quarto ou quinto ano do ensino fundamental, baseado no texto “O jacaré que engoliu o sol”.

    Você pode baixar esta atividade de português em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida. 

 

    Faça o download desta atividade em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

O jacaré que engoliu o sol

    Era uma vez, um Jacaré Mandão, os empregados vinham trazer as coisas:

    – Da licença seu jacaré.

    – Só se limpar o pé.

    O jacaré já tinha tudo, só não tinha o sol.

    Um dia quando o sol já vinha saindo o jacaré…nhaco! Comeu o sol e foi aquela escuridão

    – O que vamos fazer? – perguntou o leão – Eu vi o jacaré comer o sol, hoje de manhã.

    Os bichos foram se juntando, era preciso fazer alguma coisa, isso tudo na maior escuridão, não se via nada.

    – Vamos pedir ao jacaré que devolva o sol.

    – Vamos pedir.

    Mas o jacaré nem quis saber.

    – O sol agora é meu – e encerou a conversa.

    Mas o sol começou a esquentar, quanto mais o dia avançava, mais ele esquentava e começou a queimar a barriga do jacaré. Até que ele não aguentou mais, foi num canto e cuspiu o sol, e ele saiu redondo e brilhante, e voltou a ser de todo mundo.

 

Questões

1)    Qual é o titulo do texto?

R:

 

2)    Quantos parágrafos há no texto?

R:

 

3)    Qual é o personagem principal da história?

R:

 

4)     Qual era a única coisa que o jacaré não possuía?

R:

 

5)    O que o jacaré fez para conseguir o que ele queria?

R:

 

6)    O que aconteceu quando o jacaré comeu o sol?

R:

 

7)    O que os animais decidiram fazer?

R:

 

8)    Qual foi a reação do jacaré ao pedido dos animais?

R:

 

9)    O jacaré devolveu o sol? Por quê?

R:

 

10) Faça uma ilustração da história:

 

 

Por ACESSABER

acessaber:
Veja também: