Interpretação de texto: O gato malhado e a andorinha Sinhá – 8º ano

    Atividade de interpretação de texto, indicada aos estudantes do 8º ano, por meio da qual diversificadas habilidades de leitura são trabalhadas. O texto, em questão, nos conta sobre o gracioso livro O gato malhado e andorinha Sinhá, escrito por Jorge Amado. 

    Você pode fazer o download desta atividade de português em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

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ESCOLA:                                                          DATA:

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Leia o texto, a seguir, que nos conta sobre um livro escrito por Jorge Amado:

O gato malhado e a andorinha Sinhá

    O temperamento do gato malhado não era dos melhores. Sua fama de encrenqueiro era tanta que, quando ele aparecia no parque, todos fugiam: a galinha carijó, o reverendo papagaio, o pato negro, a pata branca, mamãe sabiá, os pombos, os cães. Até as flores se fechavam à sua passagem. Ao descobrir que todos os bichos tinham medo dele, o gato fica arrasado. Mas logo retoma sua indiferença habitual, pois não se importa com os outros.

     O que ele não sabia é que havia alguém que não tinha nem um pouco de medo dele: a andorinha Sinhá. Num dia de primavera, o gato percebe que ela foi a única que não fugiu quando ele apareceu. A andorinha justifica sua coragem: ela voa, ele não. Desde aquele dia a amizade entre os dois se aprofunda, e no outono os bichos já veem o gato com outros olhos, achando que talvez ele não seja tão ruim e perigoso, uma vez que passara toda a primavera e o verão sem aprontar.

    Durante esse tempo, até soneto o gato escreveu. E confessou à andorinha: “Se eu não fosse um gato, te pediria para casares comigo…”. Mas o amor entre os dois é proibido, não só porque o gato é visto com desconfiança, mas também porque a andorinha está prometida ao rouxinol.

    Com grande lirismo, a história do amor de um gato mau por uma adorável andorinha assume aqui o tom fabular dos contos infanto-juvenis. Além de se transformar em um improvável caso de paixão, a narrativa mostra como duas criaturas bem diferentes podem não apenas conviver em paz como mudar a maneira de ver o mundo.

“Companhia das Letras”. Disponível em: http://www.jorgeamado.com.br.

Acesso em: 19/07/16.

 

Questões

Questão 1 – A finalidade do texto é:

a) divulgar

b) entreter

c) informar

d) instruir

 

Questão 2 – Encontra-se registrado o clímax da história em:

a) “Sua fama de encrenqueiro era tanta que, quando ele aparecia no parque, todos fugiam […]”

b) “Ao descobrir que todos os bichos tinham medo dele, o gato fica arrasado.”

c) “[…] havia alguém que não tinha nem um pouco de medo dele: a andorinha Sinhá.”

d) “[…] o amor entre os dois é proibido […]”

 

Questão 3 – Identifique a passagem que contém uma avaliação sobre o livro:

a) “O temperamento do gato malhado não era dos melhores.”

b) “Mas logo retoma sua indiferença habitual, pois não se importa com os outros.”

c) “A andorinha justifica sua coragem: ela voa, ele não.”

d) “Com grande lirismo, a história do amor de um gato mau por uma adorável andorinha […]”

 

Questão 4 – A referência ao gato malhado é feita por meio de um pronome pessoal em:

a) “Até as flores se fechavam à sua passagem.”

b) “Ao descobrir que todos os bichos tinham medo dele […]”

c) “O que ele não sabia é que havia alguém que não tinha […]”

d) “[…] o gato percebe que ela foi a única que não fugiu […]”

 

Questão 5 – “Se eu não fosse um gato, te pediria para casares comigo…”. Nessa parte, percebe-se o emprego do modo:

a) indicativo

b) imperativo afirmativo

c) imperativo negativo

d) subjuntivo

 

Questão 6 – Em “[…] mas também porque a andorinha está prometida ao rouxinol.”, a conjunção sublinhada indica:

a) adversidade

b) condição

c) adição

d) justificativa

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
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