Interpretação de texto: O gato e o corvo – 3º ou 4º ano

    Atividade de interpretação de texto, proposta a alunos do terceiro ou quarto ano do ensino fundamental, tem como base o texto “O gato e o corvo”.

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

 

    Baixe esta atividade de português em:

 

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:     

O gato e o corvo

    Friorento, o gatinho olhava a neve cair. Ele não gostava do inverno, pois o jardim ficava todo branco: nenhum pássaro, nenhuma flor, nem mesmo uma mosca!

    Friorento se aborrecia…

    De repente, bateram na vidraça. Toc, toc, toc. Era Dedé, o corvo.

    – Posso entrar? – perguntou. – Estou com frio e com fome!

    Friorento abriu a janela, e Dedé entrou na cozinha.

    – Não precisa ter medo – tranquilizou Friorento. – Não vou comer você. Aqui tem um resto de bolo e um pouco de leite.

    – Obrigado – disse o corvo. – No verão, vou trazer umas minhocas para você, são deliciosas!

    – Eu prefiro os ratos – disse Friorento. – De qualquer forma eu lhe agradeço. Eu estava só, foi um prazer recebê-lo. Volte amanhã, no mesmo horário!

    E, desde esse dia, o gatinho e o corvo se tornaram grandes amigos.

 

Questões

1) Qual é o título do texto?

R:

 

2) Quais são os personagens da história?

R:

 

3) Quantos parágrafos há no texto?

R:

 

4) Em que estação se passa essa história? Justifique sua resposta.

R:

 

5) O que o corvo queria quando bateu na janela?

R:

 

6) O que Friorento disse para deixar Dedé despreocupado?

R:

 

7) O que o gato ofereceu para o corvo comer?

R:

 

8) O que o corvo ofereceu em troca?

R:

 

9) O que aconteceu depois desse dia?

R:

 

10) Faça uma ilustração da história:

 

 

Por ACESSABER

acessaber:
Veja também: