Interpretação de texto: O galo cantor – 6º ano

    Atividade de interpretação, dirigida aos alunos do sexto ano, do texto O galo cantor. Trata-se de um galo que cantava bem alto logo que raiava o sol, a fim de superar o canto de seus companheiros… Era um galo muito arrogante! Porém, aconteceu algo que mudou a sua vida completamente… Ficou curioso (a) para saber a continuidade dessa história? Então, fica o convite para que você leia o texto e, na sequência, responda às questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de português em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Leia:

O galo cantor

    Era uma vez um galo conhecido por sua arrogância. Costumava demonstrar força ao raiar do sol, quando cantava bem alto, de modo a superar, no timbre e no tempo, o canto dos companheiros. Erguia a crista, estufava o peito e permanecia assim por horas. As galinhas olhavam compreensivas, apesar de um tanto entediadas com a repetição diária do presunçoso rito.

    Certo dia, chovia muito. O galo estufou o peito, ergueu a crista e cantou como sempre. Os outros galos se calaram.

    Não demorou, e a garganta do arrogante cantor se inflamou gravemente. Ele encolheu, ficou muito gripado e, afinal, teve uma forte pneumonia que emudeceu suas cordas vocais. Não pode mais cantar.

    Um gambá, que sempre passava por ali, comentou:

    – Era só voz o grande galo? Nada aprendeu nesse tempo de domínio?

    As galinhas se calaram.

Moral da história: A arrogância é amiga da estupidez.

ANDRADE, Rachel Gazolla de. “Fábulas nuas e cruas”. São Paulo: Parábola Editorial, 2005. p.11.

 

Questões

Questão 1 – Quem conta a história?

a) o galo.

b) uma das galinhas.

c) um gambá.

d) o narrador-observador.

 

Questão 2 – O que definia o galo aos olhos dos demais animais?

a) a sua arrogância.

b) a sua força.

c) o seu canto.

d) o seu domínio.

 

Questão 3 – De acordo com o texto, o galo cantava bem alto, logo que raiava o sol. Para quê?

R.

 

Questão 4 – Na passagem “Erguia a crista, estufava o peito e permanecia assim por horas.”, os verbos destacados indicam:

a) ações ocasionais do galo.

b) ações concluídas pelo galo.

c) ações contínuas do galo.

d) ações que poderiam ser realizadas pelo galo.

 

Questão 5 – O texto conta a reação das galinhas diante das ações rituais do galo. Comente:

R.

 

Questão 6 – O clímax da história acontece quando:

a) “O galo estufou o peito, ergueu a crista e cantou como sempre.”

b) “Os outros galos se calaram.”

c) “[…] a garganta do arrogante cantor se inflamou gravemente.”

d) “[…] o galo … teve uma forte pneumonia que emudeceu suas cordas vocais.”

 

Questão 7 – Identifique a consequência do fato, identificado na questão acima, na vida do galo:

R.

 

Questão 8 – O travessão introduz a fala de um dos personagens da história. Aponte-o:

R.

 

Questão 9 – Marque o objetivo da moral da história:

a) informar o leitor.

b) ensinar o leitor.

c) entreter o leitor.

d) criticar o leitor.

 

Questão 10 – Pode-se concluir que o texto lido é:

a) uma notícia.

b) um conto.

c) uma fábula.

d) uma lenda.

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: