Interpretação de texto: O corvo sedento – 4º ano

    Atividade de interpretação de texto, direcionada aos alunos do quarto ano do ensino fundamental, com questões desenvolvidas sobre o texto: O corvo sedento.

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

O corvo sedento

    Isso aconteceu em um quente e seco dia de verão quando um corvo mal acabara sua refeição de restos apodrecidos. Ele sentiu muita, muita sede. Era realmente um verão ruim com nenhuma gota de água à vista. O corvo procurou por toda parte, mas fracassou em encontrar água. Ele voou para longe na vastidão e, de repente, seu olho foi atraído por um jarro perto de uma árvore. O corvo tinha certeza de que este tinha água. Quando vasculhou, descobriu que havia bem pouca água e que também estava no fundo do jarro. O corvo não conseguia dar um jeito de bebê-la. Ele começou a pensar profundamente. Já sei!!! Ele teve uma ideia. Ele viu muitas pedras caídas por ali. Apanhou uma pedra depois da outra e começou a jogá-las dentro do jarro. Ele levou muito tempo nisso, e após muitas tentativas, ele ficou entusiasmado ao ver o nível da água subindo. Ele continuou seu árduo trabalho. Gradualmente, o nível da água se elevou. Embora estivesse morto de cansaço, o corvo se sentia feliz ao ver o resultado de seu trabalho árduo.
    Ele mergulhou seu bico e apreciou cada gota de água escorrendo garganta abaixo. Então, com uma ideia perspicaz e uma atitude diligente o corvo foi bem sucedido em alcançar o impossível. Ele ficou muito satisfeito consigo e voou par sua próxima aventura.

Interpretação de texto

1) Qual o título do texto?
R.

 

2) O que o corvo buscou por toda parte?
R.

 

3) Quando o corvo avistou um jarro de água, ele foi até lá e o que descobriu?
R.

 

4) Qual ideia o corvo teve para conseguir beber a água?
R.

 

5) O corvo conseguiu tomar a água do jarro?
R.

 

Por Camila Farias.

camila pereira de farias:
Veja também: