Interpretação de texto: O coelhinho comilão – 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o coelhinho comilão.  Vamos conhecer a  história desse coelhinho? Então, leia o texto com atenção! Depois, responda às questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:  

Leia:

O coelhinho comilão

    Uma família de coelhos, que vivia em pleno bosque, era formada por um feliz casal e três filhotes. Chamavam-se, respectivamente, Tap, Tep e Tip.

    Tip, o menor dos três, tinha entre a vizinhança a fama de ser comilão. Costumava sair de casa de manhã e só voltava à noite. Seus pais estavam sempre preocupados com ele.

    — Não é bom que fique tanto tempo fora de casa, Tip. Há muitos perigos no bosque. — dizia-lhe a mãe com muita ternura. — Está bem que você dê um passeio de vez em quando, mas tudo o que é excessivo pode trazer más consequências.

    Tip não dava importância às palavras de sua mãe, e continuava com o costume. Num dia de tempestade, voltou mais cedo do que habitualmente. Não estava passando bem. Seu aspecto não era agradável. Tip meteu-se na cama, enquanto os pais chamavam o médico. Ele constatou que Tip estava sofrendo de uma indigestão. Então, atendendo aos pais, resolveu contar o que se passara.

    — Entrei em uma horta que há nos arredores do bosque e… comi três sacos de cenouras. — disse Tip.

    Os pais ficaram estupefatos. Também não tardou a apresentar-se o dono da horta em casa da família, exigindo que lhe pagassem as cenouras.

    — O senhor não se preocupe. — prometeu-lhe papai coelho. — Meu filho trabalhará até que a dívida esteja paga. Pode ter a certeza de que ele nunca mais voltará a roubar suas cenouras.

    Papai coelho tinha razão. Tip compreendeu que ser comilão e desobediente não lhe trazia benefício. A partir daquele dia, começou a alimentar-se corretamente e a ocupar seu tempo para saldar a dívida com o dono da horta.

Disponível em: <https://metaforas.com.br/infantis/2020-04-10/o-coelhinho-comilao.htm>.

 

Questões

Questão 1 – A história sobre o coelhinho comilão tem a intenção de:

(     ) provocar o riso.

(     ) contar uma curiosidade.

(     ) transmitir um ensinamento.

 

Questão 2 – Na passagem “Costumava sair de casa de manhã e só voltava à noite.”, o narrador revela um hábito do coelhinho:

(     ) Tap.

(     ) Tep.

(     ) Tip.

 

Questão 3 – No trecho “Tip meteu-se na cama, enquanto os pais chamavam o médico.”, o verbo sublinhado é um exemplo da linguagem:

(     ) culta.

(     ) informal.

(     ) regional.

 

Questão 4 – No segmento “[…] resolveu contar o que se passara.”, o termo destacado equivale a:

(     ) “isso”.

(     ) “aquilo”.

(     ) “aquele”.

 

Questão 5 – Releia este fragmento do texto:

“— Entrei em uma horta que há nos arredores do bosque e… comi três sacos de cenouras. —  disse Tip.”

As reticências assinalam:

(     ) a continuidade da fala de Tip.

(     ) certa hesitação na fala de Tip.

(     ) a interrupção do pensamento de Tip.

 

Questão 6 – Em “— Meu filho trabalhará até que a dívida esteja paga.”, a expressão grifada:

(     ) indica lugar.

(     ) indica modo.

(     ) indica tempo.

 

Questão 7 – Na parte “A partir daquele dia, começou a alimentar-se corretamente e a ocupar seu tempo para saldar a dívida com o dono da horta.”, a palavra “e” exprime:

(     ) fatos que se somam.

(     ) fatos que se alternam.

(     ) fatos que se contrastam.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: