Interpretação de texto: O balão em forma de lua – 5º ou 6º ano

    Atividade de interpretação de texto voltada a alunos do quinto ou sexto ano, o texto utilizado nesta atividade é “O balão em forma de lua. Além de ser uma atividade de interpretação de texto, ela também propõe uma produção de texto.

    Esta atividade de português está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

    

    Baixe esta interpretação em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

O balão em forma de lua

     Certa noite, o gato Alcides teve um sonho maravilhoso. Sonhou com um balão de ar quente que tinha uma forma muito diferente e que planava sobre uma imensa planície. Durante semanas, não conseguiu esquecer aquele sonho. Por fim, resolveu construir o balão com que sonhara.

            Tinha a forma de uma meia-lua deitada. O gato Alcides construiu uma armação de madeira com a forma de meia-lua e revestiu-a de seda amarela. Entretanto, a mulher fizera o cesto do balão e a filha encheu quatro sacos com areia, de que iriam precisar como lastro. Ao fim de algumas semanas de trabalho, o balão em forma de lua estava pronto.

    A família Alcides carregou-o com provisões de comida e sacos de dormir. Encheram a meia-lua de ar quente e a viagem pôde finalmente começar. Os três gatos viajavam sem objetivo e só o vento sabia para onde os levava. No terceiro dia de viagem, chegaram a uma planície exatamente igual à do sonho do gato Alcides.

    — Que maravilha! — disse o gato Alcides. — É como se estivesse a sonhar o meu sonho novamente! O que será que vai acontecer em seguida?

    Mal tinha dito isto, um grande pássaro azul com um enorme bico pontiagudo veio a voar em direção ao balão. Aterrou com força no balão meia-lua e, para horror dos gatos, começou a picar um buraco no forro. Será que o pássaro azul tinha tomado a meia-lua por uma banana? Os gatos gritaram e bufaram, mas o pássaro não se deixou afugentar e aumentou ainda mais o buraco. O ar quente começou a sair lentamente e o balão ia perdendo cada vez mais altura. Em breve iriam pousar no chão. De súbito, apareceu na planície à frente deles um palácio curioso. Os habitantes de certeza que haviam de ajudá-los. Ou teria algum dos habitantes do palácio enviado o pássaro azul de propósito? Tudo muito misterioso

    Sonha tu esta história daqui para a frente…

Autores: Erwin Moser, Mario der Bär, Weinheim Basel, Parabel, 2005

 

Questões

1) Qual é o título do texto?

R:

 

2) Quantos parágrafos há no texto?

R:

 

3) Quem é Alcides?

R:

 

4) Qual foi o sonho do Alcides? E o que aconteceu?

R:

 

 

5) Como o balão foi construído?

R:

 

6) Como podemos ver o texto não tem um final, então agora é sua vez…Continue a história. (Ela deve conter pelo menos oito linhas.)

 

 

 

Por ACESSABER

acessaber:
Veja também: