Interpretação de texto: Nova espécie de sapo – 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre uma nova espécie de sapo. O anfíbio endêmico da Mata Atlântica foi batizado de “cuca” (Dendrophryniscus cuca), em homenagem ao folclore brasileiro. Vamos saber mais a respeito desse fato? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

Nova espécie de sapo é descoberta na Serra da Mantiqueira

Registro foi feito em Minas Gerais; espécie ganhou nome de “cuca” em homenagem ao folclore brasileiro.

 

    Pesquisadores descobriram uma nova espécie de sapo na folha de uma bromélia, durante uma expedição em uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Chapadão Serra Negra, na altura do município de Santa Bárbara do Monte Verde, em Minas Gerais (MG).

    O anfíbio endêmico da Mata Atlântica foi batizado de “cuca” (Dendrophryniscus cuca), em homenagem ao folclore brasileiro. O anfíbio de apenas dois centímetros não passou despercebido pelo pesquisador Matheus de Oliveira Neves.

    Ele conta que o primeiro registro ocorreu há cerca de 10 anos, quando ele estava fazendo mestrado na Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais.

    “Entre os anos de 2013 e 2014, eu estava fazendo coletas na região. Foram vários dias de expedição ao longo da Serra Negra em 14 pontos diferentes. No último dia de coleta, quase no momento de finalizar o estudo de campo, algo me chamou a atenção na folha de uma bromélia. Tratava-se de um sapinho. Eu nunca tinha visto nada parecido. Posteriormente, todos os registros do Dendrophryniscus cuca foram feitos em bromélias”, conta.

    O gênero Dendrophryniscus é endêmico da Mata Atlântica no Brasil. Não ocorre em outros países. Ocupa florestas tropicais úmidas e estão associados a bromélias.

    Ainda de acordo com o pesquisador, o sapo-cuca só foi encontrado em uma área alta de cachoeira. “Para comprovar que se tratava de uma nova espécie, fizemos uma análise molecular do DNA do anfíbio e verificamos quais características morfológicas a espécie apresenta que separa das outras espécies do grupo”, destaca.

    […]

 

Thaís Pimenta.
Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente>. (Com corte e adaptação).

 

Questões

Questão 1 – Qual o objetivo do texto acima?

(     ) noticiar um fato.

(     ) divulgar um lugar.

(     ) contar uma história.

 

Questão 2 – No segmento “[…] espécie ganhou nome de ‘cuca’ em homenagem ao folclore brasileiro.”, a que espécie o texto se refere?

 

 

Questão 3 – O trecho “Pesquisadores descobriram uma nova espécie de sapo na folha de uma bromélia, durante uma expedição […]” é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

Questão 4 – De acordo com o texto, o sapo descoberto é endêmico da Mata Atlântica. O que isso quer dizer?

 

 

Questão 5 – A nova espécie de sapo foi encontrada:

(     ) em Viçosa.

(     ) em Santa Bárbara do Monte Verde.

(     ) em outro município de Minas Gerais.

 

Questão 6 – Na parte “Posteriormente, todos os registros do Dendrophryniscus cuca foram feitos em bromélias’ […]”, o vocábulo sublinhado indica:

(     ) modo.

(     ) tempo.

(     ) intensidade.

 

Questão 7 – Na passagem “Ocupa florestas tropicais úmidas e estão associados a bromélias.”, o a palavra destacada exprime:

(     ) soma.

(     ) contraste.

(     ) alternância.

 

Questão 8 – Em “Para comprovar que se tratava de uma nova espécie, fizemos uma análise molecular do DNA do anfíbio e verificamos quais características […]”, o termo grifado:

(     ) introduz uma finalidade.

(     ) inicia uma comparação.

(     ) anuncia uma conclusão.

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: