Interpretação de texto: Notícia sobre natação – 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre uma notícia. Aos 42 anos, Nicholas Santos é tetracampeão mundial nos 50m borboleta. Vamos saber mais a respeito desse fato? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia: 

Aos 42 anos, Nicholas Santos é tetracampeão mundial nos 50m borboleta

Brasileiro supera rivais de 21 e 26 anos, ao concluir prova em 21s78

    O brasileiro Nicholas Santos, de 42 anos, sobrou na prova dos 50 metros borboleta no Mundial em piscina curta que começou nesta quarta-feira (14) e vai até domingo (18), em Melbourne (Austrália). O paulista de Ribeirão Preto conquistou o tetracampeonato – e a primeira medalha do país na competição – ao vencer a prova em 21s78, deixando para trás o suíço Noe Ponti (21.96) de 21 anos, e o húngaro Sebastian Szabo (21.98), de 26 anos. Após o triunfo, o nadador anunciou sua aposentadoria.

    “Não foi fácil nadar com este tempo. Estou ficando velho e deixando isso para os jovens. Eu estava tentando quebrar o recorde mundial, meu próprio recorde. Estive perto, mas não é fácil. Eu tentei algumas vezes”, lamentou Santos, em depoimento à Federação Internacional de Natação (World Aquatics).

    O paulista atualizou hoje (14) o recorde da competição, que era dele próprio, mas ficou a três centésimos de quebrar o recorde mundial de 21s75, que divide com o húngaro Szabo.

    “Saio da natação com 42 anos e estou muito feliz e orgulhoso. Sou tetracampeão mundial neste evento e saio do esporte como recordista mundial, campeão pan-americano e olímpico”, completou o nadador que disputou seu 18º Mundial da carreira.

    Em 2015, quando arrematou o ouro no Mundial em piscina longa aos 35 anos, Nicholas Santos passou a ser o nadador mais velho a subir ao pódio na competição. Desde então, o brasileiro já faturou outras quatro medalhas: prata (2017/piscina longa), ouro (2018/curta), bronze (2019/longa) e ouro (2021/curta). Antes, Nicholas já conquistara um ouro (2012/curta) e uma prata (2014/longa).

Disponível em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/esportes/noticia/2022-12/aos-42-anos-nicholas-santos-e-tetracampeao-mundial-nos-50m-borboleta>. Acesso em: 14 de dezembro de 2022.

 

Questões

Questão 1 – Identifique o objetivo do texto:

(     ) noticiar um fato.

(     ) contar uma história.

(     ) debater um assunto.

 

Questão 2 – Releia:

“Após o triunfo, o nadador anunciou sua aposentadoria.”

Qual nadador?

(     ) Noe Ponti.

(     ) Nicholas Santos.

(     ) Sebastian Szabo.

 

Questão 3 – No trecho “Estive perto, mas não é fácil.”, o nadador Nicholas refere-se ao fato de:

(     ) competir mais velho.

(     ) quebrar o próprio recorde mundial.

(     ) deixar os mais jovens nadarem mais rapidamente.

 

Questão 4 – Em “Sou tetracampeão mundial neste evento e saio do esporte como recordista mundial, campeão pan-americano e olímpico […]”, o vocábulo destacado exprime:

(     ) soma.

(     ) contraste.

(     ) alternância.

 

Questão 5 – O fragmento “Em 2015, quando arrematou o ouro no Mundial em piscina longa aos 35 anos, Nicholas Santos passou a ser o nadador mais velho a subir ao pódio na competição.” é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

Questão 6 – Na passagem “[…] Nicholas conquistara um ouro (2012/curta) e uma prata (2014/longa).”, o termo grifado indica:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 7 – As aspas destacam no texto:

(     ) as falas alheias.

(     ) as ideias principais.

(     ) partes em linguagem informal.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: