Interpretação de texto: Nariz equilibrista – 3º ano

    Atividade de interpretação de texto, direcionada aos alunos do terceiro ano do ensino fundamental, com questões desenvolvidas sobre o texto: Nariz equilibrista.

    Esta atividade de compreensão de texto está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe este exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Nariz equilibrista

    Giro, a girafa, está com muita vontade de chupar balas.

   “Talvez, se eu aprender a fazer algum truque, a mamãe me deixa comer algumas balas” – ele pensa.

    Ele olha em volta.

    – Imagine se eu conseguir equilibrar este bastão de medidas no meu nariz?

    Ele coloca o bastão em pé no nariz e o solta.

    Plop! O bastão cambaleia e cai.

    – Puxa, isso é difícil! – ele diz a si mesmo.

    Giro tenta novamente. Ele mantém o corpo sob o bastão, agora. Consegue ficar em pé por mais tempo, e então, cai ao chão. Mais uma vez.

    – Está melhorando! – ele comemora. – Continue tentando, Giro! As balas são quase suas!

    Giro persiste. Ele começa a perceber como manter o bastão em pé no nariz.

    – Ei, quando eu observo a ponta do bastão, funciona melhor!

    Logo, Giro consegue manter o bastão em pé no nariz por um bom tempo.

    – Vou experimentar com um bastão de medidas grande da mamãe – decide. Ele encontra o bastão e o coloca em pé no ar. “Lá vai!”, ele pensa.

    – Incrível! Este bastão mais longo é até mais fácil que o outro! – Giro mal pode acreditar!

    – Giro, céus, o que é isso? – pergunta a mãe dele, entrando na sala. O filho dela está brincando pela sala com um longo bastão de medidas em pé no nariz. –  Seu palhaço! Como consegue fazer isso?

    Giro faz uma reverência.

    – Eu posso ensinar a você, se me der algumas balas – ele ri.

 

Questões

1) Qual é o título do texto?

R.

 

2) Giro, a girafa, está com muita vontade de chupar balas. Que ideia ele tem?

R.

 

3) O que acontece quando Giro tenta equilibrar o bastão?

R.

 

4) Giro tem dificuldade em equilibrar o bastão, o que ele descobre que ajuda para equilibrar o bastão?

R.

 

5) Giro decidiu trocar de bastão, o que ele decidiu experimentar?

R.

 

6) Quando a mãe entra  na sala o que ela diz?

R.

 

 

Por Hélia Higa.

helia pereira:
Veja também: