Interpretação de texto: Música “Medida Certa” – 9º ano

    Atividade de interpretação de texto, indicada para alunos do nono ano do ensino fundamental, com questões sobre a música “Medida Certa” cantada por Jorge e Mateus. Trata-se de avaliar a capacidade leitora dos alunos a respeito da mensagem da música, bem como as variações linguísticas existentes na canção. Um bom trabalho, professor(a)!  🙂    🙂    🙂 

    É possível fazer download desta atividade de português em Word (modelo que pode ser editado) e em PDF (modelo pronto para imprimir), está disponível também a atividade respondida. 

 

 

    Baixe este exercício de português em:

 

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Medida Certa

Oi, tô te ligando pra você passar aqui em casa

Hoje à noite, se tiver desocupada

Só se der, só se der

 

Não, não vai dizer pra ninguém que sinto saudades

Não é verdade

Eu e você, nada a ver

 

É que meu pente perguntou do seu cabelo

Ouvi reclamações do meu espelho

Querendo saber de você

Que dia ele vai te ver

 

Eu juro que, pra mim, pouco me importa

Se eu passo toda hora na sua porta

Meu carro que se apaixonou na rota

 

É, não sou eu

O meu quarto que ficou apaixonado

Travesseiro dependente e viciado em você

 

Não sou eu

Meu lençol te quer agora e não depois

Minha cama tem a medida certa pra nós dois

 

É que meu pente perguntou do seu cabelo

Ouvi reclamações do meu espelho

Querendo saber de você

Que dia ele vai te ver(…)

(Trecho da música de https://www.letras.mus.br/jorge-mateus/medida-certa/)

 

RESPONDA ÀS QUESTÕES QUE TÊM RELAÇÃO COM O TEXTO:

1) No início do texto, há uma redução de formas linguísticas aceitáveis na fala, mas indesejáveis na escrita. Identifique o trecho em que pelo menos uma delas ocorre.

R:

 

2) Uma redução de palavras na fala como “refri”(de refrigerante), “moto”(de motocicleta) ou “Zé”(de José) e as também analisadas do texto são consideradas variações da linguagem formal ou coloquial? Explique.  

R:

 

3) Reescreva uma passagem (ou mais) do texto em que um objeto assume uma atitude humana:

R:

 

4) A palavra “pra” no texto está na linguagem formal ou coloquial? Qual a classe gramatical dessa palavra?

R:

 

5) O rapaz afirma que não é verdade que sente saudade. Podemos dizer que isso é verdade? Justifique a resposta.

R:

 

6) QUESTÃO PARA CRIATIVIDADE ! Crie uma resposta para o texto dessa canção de forma breve. Aqui você dirá se vai ou não encontrá-lo!

R:

 

 

Por  André Tarragô Martins  –  professor de ensino médio e fundamental de Língua Portuguesa e Mestre em Letras na área de Linguagem, Interação e Processos de Aprendizagem. Além disso, é músico e jornalista. Atua em pré-vestibulares, pré-concursos, aulas particulares, elaboração de provas de concursos e é criador de conteúdo para o Portal www.acessaber.com.br.     

André Martins: André Tarragô Martins é professor de ensino médio e fundamental de Língua Portuguesa e Mestre em Letras na área de Linguagem, Interação e Processos de Aprendizagem. Além disso, é músico e jornalista. Atua em pré-vestibulares, pré-concursos, escola de ensino médio e fundamental, aulas particulares e elaboração de provas de concursos.
Veja também: