Interpretação de texto: Música – Era uma vez – 7º ou 8º ano

    Atividade de interpretação de texto, proposta para estudantes do sétimo ou oitavo ano do ensino fundamental, com questões sobre a música “Era uma vez” da cantora Kell Smith. Esta atividade de português também propõe o estudo de preposições, conjunções e verbos.

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronto para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

 

    Baixe este exercício de português em:

 

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:    

 

Era uma vez

O dia em que todo dia era bom
Delicioso gosto e o bom gosto das nuvens
Serem feitas de algodão
Dava pra ser herói no mesmo dia
Em que escolhia ser vilão
E acabava tudo em lanche
Um banho quente e talvez um arranhão
Dava pra ver, a ingenuidade a inocência
Cantando no tom
Milhões de mundos e os universos tão reais
Quanto a nossa imaginação
Bastava um colo, um carinho
E o remédio era beijo e proteção
Tudo voltava a ser novo no outro dia
Sem muita preocupação
É que a gente quer crescer
E quando cresce quer voltar do início
Porque um joelho ralado
Dói bem menos que um coração partido
É que a gente quer crescer
E quando cresce quer voltar do início
Porque um joelho ralado
Dói bem menos que um coração partido
Dá pra viver
Mesmo depois de descobrir que o mundo ficou mau
É só não permitir que a maldade do mundo
Te pareça normal
Pra não perder a magia de acreditar na felicidade real
E entender que ela mora no caminho e não no final
É que a gente quer crescer
E quando cresce quer voltar do início
Porque um joelho ralado
Dói bem menos que um coração partido
É que a gente quer crescer
E quando cresce quer voltar do início
Porque um joelho ralado
Dói bem menos que um coração partido/
Era uma vez

www.vagalume.com.br/kell-smith

Questões

Após ouvir a canção responda às questões de 01 a 05.

1) A canção retrata dois momentos vividos pelo eu lírico, relate sobre ambos:

R:

 

2) Qual momento da vida do eu lírico é retratado de forma positiva? Explique sobre essa fase da vida com elementos extraídos da canção.

R:

 

3) Explique o sentido dos versos a seguir:

“Dá pra viver
Mesmo depois de descobrir que o mundo ficou mau
É só não permitir que a maldade do mundo
Te pareça normal
Pra não perder a magia de acreditar na felicidade real
E entender que ela mora no caminho e não no final…”

R:

 

4.Nos versos abaixo, explique o que o eu lírico sugere em relação a infância e a vida adulta?

“É que a gente quer crescer
E quando cresce quer voltar do início
Porque um joelho ralado
Dói bem menos que um coração partido…”

R:

 

5) Transcreva 8 preposições, três conjunções e 8 verbos da canção.

 

6) Produza um texto narrativo com o tema proposto na canção. Ele poderá ser  redigido com foco narrativo em 1ª ou 3ª pessoa. Não esqueça do título. Bom trabalho!

R:

 

 

 

Por Rosiane Fernandes Silva 
Graduada em Letras

Rosiane Fernandes:
Veja também: