Interpretação de texto: Mulheres Ka’apor – 4º ano e 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quarto ano e  quinto ano do ensino fundamental, com questões baseadas no texto Mulheres Ka’apor.

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Mulheres Ka’apor buscam sustentabilidade com auxílio da pesquisa científica

    Na Terra Indígena Alto Turiaçu, situada no norte do Maranhão, as mulheres Ka’apor transformaram o principal processo de obtenção de renda do seu povo. No lugar da arte plumária, elas iniciaram a produção artesanal com miçangas, sementes, fibras e ossos como uma alternativa econômica sustentável que não requer a morte de animais silvestres nem a extração de madeira. Esta nova dinâmica cultural é objeto de estudo coordenado pela antropóloga Claudia López, no âmbito do Laboratório de Práticas Sustentáveis em Terras Indígenas do INCT [Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia] Biodiversidade e Uso da Terra na Amazônia. […]

    Até 1998, a sua principal fonte de renda era a produção plumária, um trabalho principalmente masculino. Com a Lei 9.605/98, houve a proibição da venda de artefatos com materiais oriundos da fauna silvestre, neste caso as penas de pássaros. A arte plumária passou a ser confeccionada apenas para uso em cerimônias indígenas.

    Perante as difíceis condições, algumas aldeias encontraram na venda ilegal de madeira uma fonte de geração de renda. As mulheres Ka’apor iniciaram a produção de bijuterias e tecidos para a comercialização, adaptando o meio de sobrevivência deste povo.

Luena Barros. Disponível em: www.museu-goeldl.br.

 

Questões

1)  Onde fica a Terra indígena Alto Turiaçu?

R:

 

2)  Como as mulheres Ka’apor transformaram o processo de obtenção de renda do seu povo?

R:

 

3)  O que as mulheres Ka’apor não queriam fazer como fonte de renda?

R:

 

4)  O que o INCT estava estudando?

R:

 

5)  O que é INCT?

R:

 

6)  Em sua opinião o que é a arte plumária?

R:

 

7)  Quem era responsável pela arte plumária?

R:

 

8)  Porque deixaram de vender a arte plumária?

R:

 

9)  A arte plumária passou a ser utilizada somente para?

R:

 

10) O título diz que as mulheres Ka’apor tiveram auxílio da pesquisa científica, isso é exposto no texto? Justifique sua resposta.

R:

 

 

Por Acessaber

acessaber:
Veja também: