Interpretação de texto: Morador de caverna – 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano, sobre um morador da caverna. Esse pequeno peixe vive apenas em um lugar no mundo: a caverna Olhos d’Água, localizada no norte do estado de Minas Gerais. Vamos conhecê-lo melhor? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia:

Morador da caverna

    Esse pequeno peixe vive apenas em um lugar no mundo: a caverna Olhos d’Água, localizada no norte do estado de Minas Gerais. Ele é considerado diferente dos outros peixes de caverna porque os indivíduos que vivem no fundo da caverna são totalmente brancos (albinos) e sem olhos. Já os que se encontram na entrada da caverna, têm pintinhas no corpo e pequeninos olhos.

    Medindo, no máximo, oito centímetros de comprimento, o bagrinho-de-caverna apresenta, próximo da sua boca, “bigodes” ou barbilhões, que são muito sensíveis e utilizados para encontrar comida. Entre os alimentos preferidos dessa espécie estão os insetos aquáticos e as minhocas capturadas no fundo do rio.

    Como a caverna é um lugar fechado e com poucas entradas, na época da seca os alimentos disponíveis diminuem bastante. Isso faz com que o bagrinho tenha grandes dificuldades para conseguir comida. No período da chuva, porém, a água fica farta em alimentos. Nessa época, ele aproveita para recuperar suas energias para a reprodução.

    Os filhotes do bagrinho-de-caverna costumam nascer no final da época de chuvas, o que é bom, porque assim diminui o risco de a força da correnteza levá-los para fora de seu ambiente natural.

    Qualquer alteração ambiental na caverna Olhos d’Água, ou em seus arredores, coloca em risco a vida desse peixe, que já está ameaçado de extinção. Por isso, e também para conservar outras espécies locais, é que o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, onde fica a Olhos d’Água, foi transformado em unidade de conservação. Isso significa que nós podemos conhecer o lugar, mas que, ao sair, temos de deixá-los exatamente igual a como o encontramos.

Marcelo Fulgêncio Guedes de Brito, Jean Carlos Miranda e Breno Perillo Nogueira.
Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 274.
Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.

 

Questões

Questão 1 – Em “[…] são totalmente brancos (albinos) e sem olhos.”, os autores descrevem:

(     ) os peixes que vivem na caverna.

(     ) os peixes que vivem no fundo da caverna.

(     ) os peixes que vivem na entrada da caverna.

 

Questão 2 – Na passagem “Entre os alimentos preferidos dessa espécie estão os insetos aquáticos e as minhocas capturadas no fundo do rio.”, a que espécie o texto se refere?

 

 

Questão 3 – Na parte “Como a caverna é um lugar fechado e com poucas entradas, na época da seca os alimentos disponíveis diminuem bastante.”, o vocábulo “Como” introduz:

(     ) uma causa.

(     ) um exemplo.

(     ) uma comparação.

 

Questão 4 – De acordo com o texto, o bagrinho “aproveita para recuperar suas energias para a reprodução” na época:

 

 

Questão 5 – No segmento “[…] porque assim diminui o risco de a força da correnteza levá-los para fora de seu ambiente natural.”, a palavra sublinhada:

(     ) retoma os filhotes do bagrinho-de-caverna.

(     ) apresenta os filhotes do bagrinho-de-caverna.

(     ) caracteriza os filhotes do bagrinho-de-caverna.

 

Questão 6 – Segundo os autores, o bagrinho-de-caverna vive na caverna Olhos d’Água, em Minas Gerais. Nesse contexto, um fator “coloca em risco a vida desse peixe, que já está ameaçado de extinção”. Identifique-o:

 

 

Questão 7 – No fragmento “Por isso, e também para conservar outras espécies locais […]”, o termo “para” exprime:

(     ) direção.

(     ) destino.

(     ) finalidade.

 

Questão 8 – No trecho “Isso significa que nós podemos conhecer o lugar, mas que, ao sair, temos de deixá-los exatamente igual a como o encontramos.”, os autores:

(     ) alertam.

(     ) sugerem.

(     ) questionam.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: