Interpretação de texto: Memória – 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre a nossa memória. Como conseguimos lembrar de tantas coisas? Vamos entender melhor esse assunto? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

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ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:  

Leia:

Como conseguimos lembrar de tantas coisas?

    Nós nos lembramos de tantas coisas porque o nosso cérebro possui capacidade para guardar muitas informações. Ele guarda desde as nossas emoções até tudo aquilo que aprendemos na escola. Essa capacidade do cérebro recebe o nome de memória.

    Mas como será que a memória funciona?

    Demorou muito para os cientistas começarem a entender melhor como as células do nosso cérebro interagem para formar nossas memórias. Essas células, chamadas neurônios, apresentam longos braços, bem finos e que quase se tocam. Isso permite que um neurônio passe a informação que ele recebeu para outros neurônios próximos a ele, formando uma espécie de grande rede.

    Cada vez que você aprende uma coisa nova essa rede se modifica, entendeu?

    Então, se você conseguir lembrar de tudo isso que eu acabei de falar, é porque os seus neurônios acabaram de formar uma nova rede.

Márcio Morais. Disponível em:
<http://www.universidadedascriancas.org/>. }
(Com cortes).

 

Questões

Questão 1 – Observe:

 “Como conseguimos lembrar de tantas coisas?”

Pela leitura do título, pode-se afirmar que o texto tem o objetivo de:

(     ) explicar algo.

(     ) contar uma história.

(     ) fazer uma recomendação.

 

Questão 2 – Em “Nós nos lembramos de tantas coisas porque o nosso cérebro possui capacidade para guardar muitas informações.”, o termo destacado poderia ser substituído por:

(     ) “mas”.

(     ) “pois”.

(     ) “por isso”.

 

Questão 3 – Releia:

“Ele guarda desde as nossas emoções até tudo aquilo que aprendemos na escola.”

Nesse trecho, o autor refere-se:

 

Questão 4 – No fragmento “Mas como será que a memória funciona?”, a palavra “como” foi empregada para indicar:

(     ) modo.

(     ) exemplo.

(     ) comparação.

 

Questão 5 – Na passagem “Essas células, chamadas neurônios, apresentam longos braços, bem finos e que quase se tocam.”, o autor:

(     ) narra um fato.

(     ) faz uma descrição.

(     ) expõe uma opinião.

 

Questão 6 – Em “Demorou muito para os cientistas começarem a entender melhor como as células do nosso cérebro interagem para formar nossas memórias.”, o vocábulo grifado exprime:

(     ) uma causa.

(     ) uma finalidade.

(     ) uma consequência.

 

Questão 7 – O autor do texto conversa diretamente com o leitor na passagem:

(     ) “Essa capacidade do cérebro recebe o nome de memória.”

(     ) “Isso permite que um neurônio passe a informação que ele recebeu para outros […]”

(     ) “Cada vez que você aprende uma coisa nova essa rede se modifica, entendeu?”

 

Questão 8 – Na frase “Então, se você conseguir lembrar de tudo isso que eu acabei de falar, é porque os seus neurônios acabaram de formar uma nova rede.”, a expressão sublinhada:

(     ) retoma informações.

(     ) anuncia informações.

(     ) complementa informações. 

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
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