Interpretação de texto: Lobo mau? Será? – 6º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sexto ano, sobre o lobo-guará. Segundo o autor do texto, muitos veem o lobo como sinônimo de perigo. Afinal, esse animal é caracterizado como mau na história da Chapeuzinho Vermelho… Porém, o autor destaca que, no caso do lobo-guará, é ele que corre risco: o de sumir do mapa! Vamos saber mais a respeito do lobo-guará? Então, leia o texto Lobo mau? Será? Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo do Word que pode ser modificado, pronto para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

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ESCOLA:                                                          DATA:

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Lobo mau? Será?

    “Para que essa boca tão grande? Para te comer!” Quem conhece a história de Chapeuzinho Vermelho, com certeza, se lembra dessa conversa. No conto, o lobo não é flor que se cheire, aliás, é malvado à beça. Por conta da fábula que correu o mundo, acredita-se que onde há lobo, há perigo. Será? No caso do lobo-guará, é ele que corre risco: o de sumir do mapa!

    O lobo-guará, segundo os pesquisadores, é um animal tímido, difícil de ser avistado. Por outro lado, é muito ágil: com suas longas patas, corre pela vegetação quando fareja algum perigo ou em busca de alimento. Ao contrário do lobo-mau, o guará não come gente. Sua alimentação inclui pequenos mamíferos – principalmente, ratos silvestres –, aves e insetos, além de frutos, em especial a chamada fruta-de-lobo ou lobeira, comum no cerrado e em algumas localidades do nordeste e sul do país. A lobeira fornece frutos parecidos com o tomate o ano todo e, por isso, é muito importante para os lobos nos períodos de seca.

    Quando encontra seu par, o lobo-guará costuma ter de dois a quatro filhotes. O macho fica com a família até que os filhotes tenham certa independência. Depois, ele se afasta e, então, cabe à mãe alimentá-los e protegê-los.

    A principal causa do desaparecimento do lobo-guará é a utilização das áreas em que vive para agricultura e criação de gado. Frequentemente, ele também é vítima de caça e envenenamento por ser considerado perverso, dado que algumas vezes ataca animais domésticos.

    É importante saber mais sobre os hábitos dos animais silvestres para que possamos concluir o quanto é importante a preservação de seu habitat.

Salvatore Siciliano. Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 195. Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.

 

Questões

Questão 1 – O autor inicia o texto “Lobo mau? Será?” com:

(     ) uma opinião.

(     ) um dito popular.

(     ) um trecho de uma história.

 

Questão 2 – “No caso do lobo-guará, é ele que corre risco […]”. Segundo o autor, qual risco o lobo-guará corre?

 

 

Questão 3 – No segmento “Ao contrário do lobo-mau, o guará não come gente.”, o autor do texto:

(     ) faz um alerta.

(     ) levanta uma hipótese.

(     ) estabelece uma comparação.

 

Questão 4 – Aponte a passagem em que o autor relata um hábito do lobo-guará:

(     ) “O lobo-guará, segundo os pesquisadores, é um animal tímido […]”

(     ) “Por outro lado, é muito ágil: com suas longas patas […]”

(     ) “O macho fica com a família até que os filhotes tenham certa independência.”

 

Questão 5 – Em “[…] cabe à mãe alimentá-los e protegê-los.”, o termo “los” foi usado para:

(     ) definir “os filhotes.

(     ) retomar “os filhotes”.

(     ) anunciar “os filhotes”.

 

Questão 6 – De acordo com o texto, o lobo-guará é comumente vítima de caça e de envenenamento. Por quê?

 

Questão 7 – Identifique a frase empregada com sentido figurado:

(     ) “[…] o lobo não é flor que se cheire […]”

(     ) “[…] acredita-se que onde há lobo, há perigo.”

(     ) “Quando encontra seu par, o lobo-guará costuma ter de dois a quatro filhotes.”

 

Questão 8 – Releia este fragmento do texto:

“É importante saber mais sobre os hábitos dos animais silvestres para que possamos concluir o quanto é importante a preservação de seu habitat.”

 

Nesse fragmento do texto, o autor:

(     ) noticia um fato.

(     ) expõe uma opinião.

(     ) apresenta um questionamento.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
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