Interpretação de texto: Josés, Marias e manias – 4º ano

    Interpretação de texto, direcionada aos alunos do quarto ano do ensino fundamental, com questões desenvolvidas sobre o texto: Josés, Marias e manias.

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

 

Josés, Marias e manias

    Dona Maria era cheia de manias. Os vizinhos a chamavam de dona Maria. Tinha mania de dar nome de Maria a todas as filhas: Maria José, Maria Beatriz, Maria Antônia…
    Os filhos eram todos José: José Maria, José Renato, José Antônio… Dona Maria tinha mania de limpeza: vivi esfregando a casa, esfregando os móveis, esfregando a cara das crianças… E mania de perfeição… Ah! Lembrei que esqueci algo importante. Já contei que dona Maria era… uma marreca? Pois é! Essa é a história da família de dona Maria Marreco. A mulher do seu José Marreco. Dona Maria tinha mania de querer que todas as Marias e todos os Josés fossem do mesmo jeitão: educados, limpos, responsáveis, obedientes, quietos, inteligentes e organizados.
    Maria Isabel e José Feliciano a deixavam de penas em pé. Não adiantava conversar, brigar, gritar, castigar. E ela acabou desistindo, fazendo de conta que eles não faziam parte de suas Marias e de seus Josés. Até que um dia Maria Isabel e José Feliciano resolveram botar as manguinhas de fora. Começaram a amolar os irmãos:
    – O que é que há com vocês? Parecem um monte de farinha do meso saco! Não dá pra distinguir um grão de outro – cutucou Maria Isabel.
    – É isso mesmo! – emendou José Feliciano. – Vocês ainda se lembram do próprio nome? Ou viraram todos simplesmente José e Maria?
    No começo, or irmãos nem ligaram. Mas Maria Isabel e José Feliciano criticaram tanto que acabaram incomodando de alguma maneira.
    – Como é mesmo seu nome todo, Maria? – perguntou um José.
    – José Ricardo. Maria Lúcia é um nome bonito!
    – Obrigada, José Ricardo!
    Quando a Maria Clara apareceu pela primeira vez com pulseira na pata, todo mundo gozou:
    – Tá parecendo coisa da Maria Isabel!
    Depois de uns dias, a Maria Silva inventou um colar de flores e a Maria Cláudia surgiu com uma fita vermelha na cabeça. O José Carlos arranjou um boné e o José Getúlio bolou uma gravata muito chique. E isso foi só o começo. Reaprenderam os nomes uns dos outros a começaram a exigir dos pais que os chamassem pelos nomes completos. Foi um caos. Mas, devagarinho, as coisas começaram a entrar nos eixos. E, quase sem se dar conta, dona Maria Marreco adquiriu uma nova mania: a de dialogar. E que mania gostosa!

Alina Perlman
Editora Scipione, São Paulo

Questões

1) Qual o título do texto?
R.

 

2) Quais eram as manias de dona Marreca?
R.

 

3) Quem deixava dona Marreca de penas em pé?
R.

 

4) O que Maria Isabel e José Feliciano fizeram ao botar as manguinhas de fora?
R.

 

5) Em sua opinião, foi bom para os filhos de dona Marreca terem mudado o jeito de ser? Por quê?
R.

 

6) A Marreca mãe passou a ter uma nova mania. A de dialogar. E você, com quem mais dialoga? Por quê?
R.

 

Por Camila Farias.

camila pereira de farias:
Veja também: