Interpretação de texto: Insetos – 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre os insetos. Eles são encontrados em todos os ambientes do planeta, até mesmo nos oceanos e mares, embora mais raramente. Vamos conhecê-los melhor? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

Insetos

    Eles são encontrados em todos os ambientes do planeta, até mesmo nos oceanos e mares, embora mais raramente. Existe até uma espécie que vive na pele das focas-do-mediterrâneo, acredita? Portanto, não é à toa que cerca de um milhão e meio de espécies de insetos já foram catalogadas no planeta. O curioso é que os cientistas acreditam que esse número seja apenas uma pequena parte do total existente. Os insetos conseguiram ocupar grande parte do planeta, graças ao seu pequeno tamanho e à sua capacidade de voar, de ter um grande número de filhotes e de pôr ovos resistentes à falta de água. Esses animais estão muito presentes no nosso dia a dia: são baratas, mosquitos, formigas, mariposas, piolhos, pulgas, marimbondos, abelhas, entre outros. Alguns transmitem doenças, como o mosquito da dengue; outros, como os besouros, comem plantas, fungos, detritos e outros insetos.

Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 178.
Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.

 

Questões

Questão 1 – Releia:

“Eles são encontrados em todos os ambientes do planeta, até mesmo nos oceanos e mares, embora mais raramente.”

Nesse fragmento do texto, o autor refere-se:

R:

 

Questão 2 – Grife a parte que indica o diálogo direto do autor com o leitor a seguir:

“Existe até uma espécie que vive na pele das focas-do-mediterrâneo, acredita?”

 

Questão 3 – No trecho “[…] cerca de um milhão e meio de espécies de insetos foram catalogadas no planeta.”, o vocábulo destacado exprime:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 4 – Em “O curioso é que os cientistas acreditam que esse número seja apenas uma pequena parte do total existente.”, um adjetivo expressa uma opinião do autor. Assinale-o:

(     ) “curioso”.

(     ) “pequena”.

(     ) “existente”.

 

Questão 5 – Observe:

“Os insetos conseguiram ocupar grande parte do planeta, graças ao seu pequeno tamanho e à sua capacidade de voar, de ter um grande número de filhotes e de pôr ovos resistentes […]”

 Os fatos destacados são:

(     ) as causas do anterior.

(     ) as finalidades do anterior.

(     ) as consequências do anterior.

 

Questão 6 – No segmento “Esses animais estão muito presentes no nosso dia a dia […]”, a expressão sublinhada:

(     ) retoma os insetos.

(     ) apresenta os insetos.

(     ) caracteriza os insetos.

 

Questão 7 – Na passagem “Alguns transmitem doenças, como o mosquito da dengue […]”, o termo “como” indica:

(     ) um exemplo.

(     ) uma condição.

(     ) uma comparação.

 

Questão 8 – Em “[…] comem plantas, fungos, detritos e outros insetos.”, o texto refere-se:

(     ) às formigas.

(     ) aos besouros.

(     ) aos mosquitos.

 

Questão 9 – O texto sobre os insetos tem fins:

(     ) didáticos.

(     ) científicos.

(     ) jornalísticos.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: