Interpretação de texto: Heidi a menina dos Alpes – 6º ano

     Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sexto ano do ensino fundamental, sobre “Heidi, a menina dos Alpes”. Segundo o texto, esse livro mostra o contraste entre a vida selvagem e livre nas montanhas, com seus valores simples e essenciais, e a vida na cidade grande, com costumes, regras e valores muito diferentes. Vamos saber mais a respeito da história desse livro? Então, leia o texto “Heidi, a menina dos Alpes”! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas! 

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe este exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Leia:

“Heidi, a menina dos Alpes”

    Heidi, órfã desde muito pequena, mora numa cidadezinha da Suíça com sua tia Dete. Quando recebe uma excelente proposta de trabalho em Frankfurt, na Alemanha, a tia decide entregar a menina, agora com 6 anos, ao avô, um velho zangado com o mundo, rabugento, que vive isolado no alto de uma montanha dos Alpes suíços. Ao chegar ao novo lar, Heidi logo se apaixona pelas maravilhosas paisagens, pelas flores e pelos animais dos vales e das montanhas, além de ganhar um novo amigo, Pedro das Cabras, um menino pastor. Com o passar do tempo, a menina conquista os moradores do vilarejo e, principalmente, o coração do avô, mostrando-lhe que é possível ser feliz e reencontrar a paz. Mas essa felicidade desaparece quando tia Dete volta para levá-la para Frankfurt. Escrito em 1880, Heidi, a menina dos Alpes mostra o contraste entre a vida selvagem e livre nas montanhas, com seus valores simples e essenciais, e a vida na cidade grande, com costumes, regras e valores muito diferentes. A narrativa acompanha o crescimento e as aprendizagens de Heidi, e, sem perder de vista os 136 anos que separam nossa vida hoje, no século XXI, da vida dos personagens, é uma fonte de descobertas e reflexões importantes para todos nós.

Johanna Spyri (Autora do livro).  Jessie Willcox Smith (Ilustradora do livro).  Karina Jannini (Tradutora do livro). Disponível em: <https://www.amazon.com.br>.

 

Questões

Questão 1 – Qual o objetivo do texto acima?

(     ) noticiar um fato.

(     ) divulgar um livro.

(     ) expor uma opinião.

(     ) contar uma história.

 

Questão 2 – Identifique a autora do texto lido:

(     ) Johanna Spyri.

(     ) Jessie Willcox Smith.

(     ) Karina Jannini.

(     ) nenhuma da opções anteriores.

 

Questão 3 – Em “Heidi, a menina dos Alpes”, a parte destacada:

(     ) elogia a Heidi.

(     ) descreve a Heidi.

(     ) apresenta a Heidi.

(     ) caracteriza a Heidi.

 

Questão 4 – O clímax da história “Heidi, a menina dos Alpes” ocorre quando:

(     ) “[…] a tia decide entregar a menina, agora com 6 anos, ao avô […]”

(     ) “[…] Heidi logo se apaixona pelas maravilhosas paisagens  […]”

(     ) “[…] a menina conquista os moradores do vilarejo […]”

(     ) “[…] tia Dete volta para levá-la para Frankfurt.”

 

Questão 5 – Sublinhe no fragmento a seguir os adjetivos que caracterizam o avô de Heidi:

“[…] um velho zangado com o mundo, rabugento […]”

 

Questão 6 – Grife a palavra que indica tempo nesta passagem do texto:

“[…] Heidi logo se apaixona pelas maravilhosas paisagens […]”

 

Questão 7 – Segundo o texto, a Heidi mostra “que é possível ser feliz e reencontrar a paz”:

(     ) a sua tia Dete.

(     ) a um menino pastor.

(     ) ao seu avô.

(     ) nenhuma da opções anteriores.

 

Questão 8 – Em “[…] regras e valores muito diferentes.”, o termo destacado foi empregado para:

(     ) explicar.

(     ) comparar.

(     ) intensificar.

(     ) complementar.

 

Questão 9 – Há uma opinião sobre o livro “Heidi, a menina dos Alpes” no segmento:

(     ) “Heidi, órfã desde muito pequena, mora numa cidadezinha da Suíça […]”

(     ) “Quando recebe uma excelente proposta de trabalho em Frankfurt […]”

(     ) “[…] mostra o contraste entre a vida selvagem e livre nas montanhas […]”

(     ) “[…] é uma fonte de descobertas e reflexões importantes para todos nós.”

 

 

Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: