Interpretação de texto: Guará – o grande lobo do Cerrado – 7º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sétimo ano ano do ensino fundamental, sobre o lobo-guará. Apesar do porte imponente e da alcunha de “lobo”, é tímido, solitário e praticamente inofensivo, preferindo manter distância de populações humanas. Vamos conhecer melhor o guará? Então, leia com atenção o texto “Guará: o grande lobo do Cerrado”! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça download deste exercício de interpretação de texto em: 

 

ESCOLA:                                                                          DATA:

PROF:                                                                               TURMA:

NOME:

Leia:

Guará: o grande lobo do Cerrado

    Parente dos lobos selvagens e dos cachorros domésticos, o lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) é um animal típico do Cerrado e maior canídeo da América do Sul, podendo atingir até um metro de altura e pesar 30 quilos. Além do Brasil, pode ser encontrado em regiões da Argentina, Bolívia, Paraguai, Peru e Uruguai.

    Altivo, esguio e elegante, também é conhecido como lobo-de-crina, lobo-vermelho, aguará, aguaraçu e jaguaperi, todos nomes atrelados a sua bela pelagem laranja-avermelhada, que o torna um dos mais belos animais brasileiros. Na natureza, vive cerca de 15 anos. A cada gestação, que dura pouco mais de dois meses, nascem em média dois filhotes.

    Apesar do porte imponente e da alcunha de “lobo”, é tímido, solitário e praticamente inofensivo, preferindo manter distância de populações humanas. Usa suas presas para se alimentar de pequenos animais, como roedores, tatus e perdizes, além de frutos variados do Cerrado, como o araticum e a lobeira (Solanum lycocarpum), alimento muito consumido pelo guará.

    É avistado normalmente circulando por grandes campos nos fins de tardes e durante as noites. Nessa rotina, costuma cruzar estradas onde muitas vezes é atropelado. A ampla fragmentação dos remanescentes de Cerrado faz com que animais tenham que deixar refúgios de matas para se alimentar e reproduzir, tornando-se vítimas de automóveis e caçadores, por exemplo.

Disponível em: <https://www.wwf.org.br>. (Fragmento).

 

 

Questões

Questão 1 – Na passagem “[…] maior canídeo da América do Sul […]”, o texto refere-se:

(     ) ao lobo selvagem.

(     ) ao cachorro doméstico.

(     ) ao lobo-guará.

 

Questão 2 – Aponte o fato que, de acordo com o texto, torna o lobo-guará “um dos mais belos animais brasileiros”:

(     ) os diferentes nomes que ele possui.

(     ) o seu porte altivo, esguio e elegante.

(     ) a sua bela pelagem laranja-avermelhada.

 

Questão 3 – Em “Na natureza, vive cerca de 15 anos.”, a expressão grifada indica:

(     ) uma quantidade exata do tempo de vida do lobo-guará.

(     ) uma quantidade hipotética do tempo de vida do lobo-guará.

(     ) uma quantidade aproximada do tempo de vida do lobo-guará.

 

Questão 4 – No segmento “Apesar do porte imponente e da alcunha de ‘lobo’, é tímido, solitário e praticamente inofensivo […]”, os termos sublinhados exprimem:

(     ) ações do lobo-guará.

(     ) estados do lobo-guará.

(     ) modos de ser do lobo-guará.

 

Questão 5 – Identifique o alimento que, segundo o texto, é “muito consumido pelo guará”.

(     ) a lobeira.

(     ) o araticum.

(     ) pequenos animais.

 

Questão 6 – Chrysocyon brachyurus e Solanum lycocarpum aparecem em itálico porque:

(     ) são expressões estrangeiras.

(     ) são expressões pouco usuais.

(     ) são expressões com erros de escrita.

 

Questão 7 – No período “É avistado normalmente circulando por grandes campos nos fins de tardes e durante as noites.”, a palavra destacada poderia ser substituída por:

(     ) “comumente”.

(     ) “rapidamente”.

(     ) “esporadicamente”.

 

Questão 8 – Na oração “[…] onde muitas vezes é atropelado.”, o vocábulo “onde” retoma:

(     ) “grandes campos”.

(     ) “estradas”.

(     ) “refúgios de matas”.

 

Questão 9 – Em “A ampla fragmentação dos remanescentes de Cerrado faz com que animais tenham que deixar refúgios de matas […]”, a parte grifada indica:

(     ) um desejo.

(     ) uma necessidade.

(     ) uma possibilidade.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: