Interpretação de texto: Gota e Gogota – 4º ou 5º ano

   Atividade de interpretação de texto, proposta a alunos do quarto ou quinto ano, o texto utilizado nesta atividade é “Gota e Gogota”.

   É possível fazer o download desta atividade em modelo do Word que pode ser editado, pronto para imprimir em PDF e a atividade respondida.

 

   Baixe esta interpretação em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

 

Gota e Gogota

   Desde criança, Gogota sempre foi uma gotinha muito curiosa. Ela nunca perdia a oportunidade de fazer perguntas aos mais velhos.

   Era só ver a mãe lavando vasilhas na pia, estendendo roupas no varal ou ocupada com outros afazeres que ela vinha sempre com mil perguntas.

   – Mamãe, estive pensando muito e até hoje não cheguei a nenhuma conclusão do que pode acontecer comigo. Vejo tantas colegas minhas desaparecendo que eu não entendo…

   – Olha filha, agora a mamãe está ocupada e não pode conversar com você. À noite, antes de você dormir, nós conversaremos sobre isso.

   Gogota compreendeu e saiu para brincar com suas companheiras. Juntas, podiam escorregar nas folhas verdinhas, brincar de pinguinhos na cachoeira e de água mole em pedra dura, nas rochas. Brincaram, riram muito e voltaram para casa, exaustas de tanto fazer estripulias.

   À noite, após tomar banho e jantar, ela deitou-se em sua cama e chamou a mamãe pra cumprir o prometido.

   Dona Gota assentou-se perto dela e começou:

   – Olha, filha, cada uma de nós, gotas devemos estar preparadas para o que vai nos acontecer.

   – Como assim, mamãe? Você me assusta…

   – Para a viagem chamada “ciclo da água”.

   – Ciclo da água.

   – Sim. É uma viagem de transformação e elevação. Depois que as gotas se tornam adultas, ficam mais, sensíveis ao calor do sol. Então elas são sugadas e sobem, em conjunto, para as nuvens. É uma viagem maravilhosa! Nos ares, você vê uma paisagem muito linda. Algo nunca visto! Você vai subindo, subindo… até chegar em uma nuvem, onde estão várias outras gotinhas.

   – Quer dizer que eu não vou ficar aqui na terra, com a senhora?

   – Não, filha! Cada gotinha que sobe chega as nuvens, fica lá por um tempo e depois desce novamente, em forma de chuva. A descida é fascinante! Parece uma brincadeira de tobogã. No fim, cada uma cai em um lugar diferente.

   – Você já subiu, mamãe?

   – Sim, filha! Foi na descida, quando caí neste rochedo, que nasceram e seus irmãos e você. Na queda, eu me reparti em quatro partes: Gotinha, Pinguinho, você e eu.

   – Que interessante mamãe! Conte-me como é a subida.

   – Ah! Filha, a subida não é muito agradável! Primeiro sentimos um grande calor, que parece que vamos nos sufocar. Depois, sentimos como que sugadas para cima. Aí o calor vai aumentando … aumentando … e passamos do estado líquido para o estado gasoso; um vaporzinho. É uma transformação que sofremos com o calor do sol.

   – Incrível!!!

   – Quando chegamos às nuvens é que nos sentimos mais aliviadas, pois nos tornamos gotinhas outra vez e ficamos ali, até sermos lançadas novamente para a terra.

   – Puxa! Mamãe quando eu subir, quero cair num canteiro para ser sugada por uma flor e fazer parte ela.

   – Seria ótimo, filha!

Graça Batituci

Compreensão de texto

1)Qual é o título do texto?

R.: 

2) Quem é o autor?

R.:

3) Quantos parágrafos há no texto?

R.:

4) Quais são os personagens da história?

R.:

5) O que era a Gogota?

R.: 

6) Com quem Gogota brincava?

R.: 

7) O que aconteceu após o banho e a janta?

R.:

 

8) O texto fala sobre um processo natural muito importante. Que processo é esse?

R.: 

9) Explique o processo citado no texto:

R.: 

 

10) Qual é o desejo de Gogota quando voltar a terra?

R.: 

 

11) Faça um desenho que represente o ciclo da água.

Por ACESSABER

 

acessaber:
Veja também: