Interpretação de texto: Frevo – 8º ano

    Atividade de interpretação de texto, dirigida aos alunos do oitavo ano, do texto sobre o frevo. Venham conhecer mais sobre essa tradição pernambucana e aprimorar as suas habilidades interpretativas! Vamos lá?

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia:

Frevo ganha título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO

    O frevo, ritmo musical e de dança do carnaval pernambucano, ganhou […] o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

    Dentre as razões para a escolha estão as cadeias de sociabilidade e diálogo, originárias dessa dança, geradas por jovens e que implicam formas criativas de interagir na dinâmica social e em suas releituras consequentes — como, por exemplo, o uso da arte do frevo em peças de teatro e na dança moderna.

    Além disso, o ritmo contribui para o respeito à diversidade cultural e a criatividade humana por ser formado pela mistura música, dança, capoeira, artesanato, entre outros. […].

    O frevo surgiu no final do século XIX em Olinda e Recife, como uma forma de expressão popular nessas cidades. Desde 2007, tem o título de Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro. A proposta de inscrição na UNESCO do ritmo, único candidato brasileiro na seleção, foi realizada pelo Ministério da Cultura e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

    Outras 35 candidaturas foram feitas para ingressar na lista de patrimônio, como o canto budista de Ladakh (Índia), o trançado tradicional de chapéus de palha (Equador) e a luteria tradicional de violinos em Cremona (Itália). Segundo a UNESCO, o Patrimônio Cultural Imaterial refere-se a práticas e expressões transmitidas de geração em geração tais como tradições orais, artes performáticas, práticas sociais, rituais e eventos festivos. […]

Disponível em: <http://www.onu.org.br>.

 

Questões

Questão 1 – O texto acima atende ao propósito de:

a) entreter o leitor.

b) informar o leitor.

c) formar uma opinião no leitor.

d) instruir o leitor.

 

Questão 2 – Releia o primeiro parágrafo do texto. Em seguida, identifique o trecho que contém a definição do “frevo”:

R.

 

Questão 3 – O texto foi escrito porque o frevo:

a) ganhou o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

b) ganhou o título de Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro.

c) foi o único candidato brasileiro com proposta de inscrição na UNESCO.

d) é uma forma de expressão popular em Olinda e Recife.

 

Questão 4 – O texto apresenta os dois fatos que levaram o frevo à conquista do título, concedido pela UNESCO. Assinale-os:

a) “[…] as cadeias de sociabilidade e diálogo, originárias dessa dança […]”

b) “[…] o ritmo contribui para o respeito à diversidade cultural e a criatividade humana […]”

c) “O frevo surgiu no final do século XIX em Olinda e Recife […]”

d) “A proposta de inscrição na UNESCO do ritmo […]”

 

Questão 5 – Segundo o texto, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) concede o Patrimônio Cultural Imaterial a:

R.

 

Questão 6 – No trecho “Além disso, o ritmo contribui para o respeito […]”, a expressão em destaque indica:

a) a conclusão de ideias.

b) o contraste de ideias.

c) a soma de ideias.

d) a explicação de ideias.

 

Questão 7 – Na passagem “[…] por ser formado pela mistura música, dança, capoeira, artesanato, entre outros.”, o termo “por” introduz:

a) uma ressalva

b) uma comparação

c) uma condição

d) um motivo

 

Questão 8 – No segmento “O frevo surgiu no final do século XIX […]”, a parte sublinhada exprime a noção de:

a) tempo

b) lugar

c) modo

d) finalidade

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: