Interpretação de texto: Focos de queimadas – 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre focos de queimadas. O estado de Roraima registrou em fevereiro deste ano 2.057 focos de queimadas! Vamos nos informar a respeito desse fato tão preocupante? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

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ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

Roraima tem 45% do total de focos de queimadas do país em fevereiro

Número de focos no estado chegou a 2.057 no mês passado

    O estado de Roraima registrou em fevereiro deste ano 2.057 focos de queimadas, segundo dados do Programa de Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O número corresponde a 45% de todos os focos detectados no país no mês passado (4.568).

    Desde o início do ano, são 2.661 focos de queimadas identificados em Roraima. O número é maior do que todos os focos registrados em 2023 no estado: 2.659. Em fevereiro do ano passado, foram registrados 168 focos em Roraima.

    O governo do estado decretou situação de emergência em nove municípios de Roraima, devido aos efeitos da estiagem na região: Amajari, Alto Alegre, Cantá, Caracaraí, Iracema, Mucajaí, Pacaraima, Normandia e Uiramutã.

    Os municípios com mais focos de queimadas em fevereiro são Mucajaí (401), Caracaraí (335), Amajari (235) e Rorainópolis (218).

    O estado passa por um período de forte estiagem, agravado pela influência do fenômeno do El Niño. O Rio Branco, o principal do estado, atingiu o nível de – 0,13 metro, de acordo com a Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer).

    A produção de água potável nos poços artesianos do estado foi reduzida em 20%, o que, segundo a Caer, acaba ocasionando baixa pressão na rede de distribuição de água dos bairros mais afastados. O governo do estado instalou pontos de coleta de água potável gratuita nas sedes dos municípios e também disponibiliza abastecimento na matriz da Caer.

    O Corpo de Bombeiros de Roraima aponta a prática local de atear fogo para “limpar” a terra como um dos fatores que agravam a situação, uma vez que o fogo pode sair de controle.

Sabrina Craide. Disponível em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2024-03/roraima-tem-45-do-total-de-focos-de-queimadas-do-pais-em-fevereiro>. Publicado em: 01 de março de 2024. (Com corte e adaptação).

 

Questões

Questão 1 – O texto acima é:

(     ) um resumo.

(     ) uma notícia.

(     ) um artigo de opinião.

 

Questão 2 – O texto revela que, em Roraima, foram identificados:

(     ) 168 focos de queimadas em fevereiro de 2024.

(     ) 2.057 focos de queimadas em fevereiro de 2024.

(     ) 2.661 focos de queimadas em fevereiro de 2024.

 

Questão 3 – Na passagem “O número é maior do que todos os focos registrados em 2023 no estado: 2.659.”, o texto:

(     ) faz uma correção.

(     ) expressa uma opinião.

(     ) estabelece uma comparação.

 

Questão 4 – Em “O governo do estado decretou situação de emergência em nove municípios de Roraima, devido aos efeitos da estiagem na região […]”, a expressão grifada introduz:

(     ) a causa de um fato.

(     ) a finalidade de um fato.

(     ) a consequência de um fato.

 

Questão 5 – Qual município de Roraima, de acordo com o texto, mais apresentou focos de queimadas em fevereiro deste ano?

(     ) Amajari.

(     ) Mucajaí.

(     ) Caracaraí.

 

Questão 6 – O texto cita que houve uma redução de 20% na produção de água potável, nos poços artesianos em Roraima. Esse dado foi registrado:

(     ) pelo Corpo de Bombeiros de Roraima.

(     ) pela Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer).

(     ) pelo Programa de Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

 

Questão 7 – Observe:

“O governo do estado instalou pontos de coleta de água potável gratuita […]”

Esse segmento:

(     ) narra.

(     ) descreve.

(     ) argumenta.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.

Denyse Lage Fonseca:
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