Interpretação de texto: Filme “O Bom Gigante Amigo” – 5º ou 6º ano

    Atividade de interpretação de texto, indicada para estudantes do quinto ou sexto ano do ensino fundamental, com exercícios sobre o filme “O Bom Gigante Amigo”.

     Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronto para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

 

    Baixe esta atividade de português em:

 

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:     

    O filme relata a história de Sophie  (Ruby Barnhill), uma órfã que descobre por acaso a  existência de um gigante (Mark Rylance). Ele captura a menina por sentir receio que ela espalhe sua existência para os humanos e a leva para sua terra. Lá ambos viverão muitas aventuras.

 

Questões

1) Organize as ações de acordo como elas aconteceram no filme enumerando-as de 1 a 5.

a) (   ) A menina vê o Gigante corre para debaixo das cobertas repetindo as frases: Jamais deixo a coberta , jamais eu abro a janela, jamais olho para trás das cortinas”, porém o Gigante a captura e a leva para sua terra.

b) (   ) A menina briga com alguns homens que estão bêbados gritando na janela do quarto e diz que vai ligar para a polícia.

c) (   ) A menina chega na casa do Gigante e é colocada pendurada em uma árvore.

d) (  ) A menina tenta fugir, porém o Gigante diz que ela não tem para onde ir a menos que saiba voar.

e) (   ) Sophie perde o sono  e fica andando pelo orfanato até que ouve um barulho e abre a  janela.

 

2) Assinale nas alternativas que apresentam as qualidades do Bom Gigante.

(   ) doce

(   ) meigo

(   ) gentil

(   ) bravo

(   ) malvado

(   ) adora comer crianças

 

3) Qual é o trabalho executado pelo Bom Gigante?

a) (   ) ele adora caçar crianças para comê-las.

b) (   ) ele caça bons sonhos para espalhar pela cidade.

c) (   ) ele passa as noites na cidade comendo restos de comida que as pessoas jogam no lixo.

d) (   ) ele passa as noites plantando vegetais.

 

4) BGA é o gigante menor entre todos os demais que vivem em sua terra, por isso ele:

a) (   ) é respeitado por todos os outros Gigantes.

b) (   ) é desprezado por todos os outros Gigantes.

c) (   )  não é respeitado pelos outros Gigantes, porque o chamam de “nanico”.

d) (   )não tem amizade com os outros Gigantes porque tem medo deles.

 

5) Sophie:

a) (   ) é uma menina enjoada e chata.

b) (   ) é uma menina que não tem pai nem mãe, é esperta, inteligente e teimosa e se torna a melhor amiga de BGA.

c) (   ) é uma menina que possui uma família muito rica e poderosa.

d) (   ) é uma menina medrosa.

 

6) Os Gigantes:

a) (  ) são cruéis, vivem praticando bullying com BGA e adoram comer crianças.

b) (   ) são seres adoráveis.

c) (   ) são vegetarianos não comem carne.

d) (   ) são seres que gostam de praticar o bem.

 

7) Sophie arma um plano para se livrar dos Gigantes. Qual é o plano da menina?

a) (   ) Pedir auxílio para a rainha da Inglaterra.

b) (   ) capturar os gigantes em um helicóptero.

c) (   )levar os gigantes para a terra dos sonhos.

d) (   ) enfrentar os gigantes e mandá-los para as masmorras do castelo.

 

8) Como os Gigantes são vencidos? Relate.

 

 

9) Como termina o filme? Relate.

 

 

10) Escreva qual cena do filme você mais gostou, em seguida, pinte as imagens presentes na atividade. Capriche!

 

 

Por Rosiane Fernandes Silva 
Graduada em Letras

 

Rosiane Fernandes:
Veja também: