Interpretação de texto: Extinção – 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre extinção. Por ser muito valiosa, a ararinha-azul foi alvo do tráfico de animais silvestres e da caça. Vamos saber mais a respeito dessa triste realidade? Para tanto, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:  

Leia:

Extinção

    A organização ambiental BirdLife Internacional divulgou um estudo que revela que oito espécies de pássaros estão com alta probabilidade de terem sido extintas da natureza. Quatro dessas aves são brasileiras: a ararinha-azul (Cyanopsitta spixii), o limpa-folha-do-nordeste (Philydor novaesi), o trepador-do-nordeste (Cichlocolaptes mazarbarnetti) e o caburé-de-pernambuco (Glaucidium mooreorum) – que é uma coruja.

    Por ser muito valiosa, a ararinha-azul foi alvo do tráfico de animais silvestres e da caça. A destruição do meio ambiente também foi uma das causas para a sua extinção na natureza.

    Como agora está extinta, exemplares da ararinha-azul podem ser encontrados apenas com criadores e o maior criador e reprodutor dessa espécie no mundo está localizado em Rüdersdorf, um pequeno município alemão com pouco mais de 15 mil habitantes e localizado a 26 quilômetros de Berlim. Lá, estão 146 das cerca de 160 ararinhas-azuis que existem no mundo.

    Em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a Associação para a Conservação de Papagaios Ameaçados (ACTP) pretende, em 2019, reintroduzir as primeiras ararinhas-azuis em seu habitat: a caatinga.

Luiza Boareto. Disponível em:
<https://minasfazciencia.com.br/infantil/2018/12/20/o-passaro-mais-raro-do-mundo/>.

 

Questões

Questão 1 – No trecho “[…] que é uma coruja.”, a autora refere-se:

(     ) ao limpa-folha-do-nordeste.

(     ) ao trepador-do-nordeste.

(     ) ao caburé-de-pernambuco.

 

Questão 2 – Releia esta passagem do texto:

Por ser muito valiosa, a ararinha-azul foi alvo do tráfico de animais silvestres e da caça.”

O fato destacado é:

(     ) a causa de outro.

(     ) a finalidade de outro.

(     ) a consequência de outro.

 

Questão 3 – Leia a seguinte afirmação:

 O tráfico de animais silvestres, a caça e a destruição do meio ambiente são os fatores que levaram à extinção da ararinha-azul na natureza.

Com base na leitura do texto, a afirmação acima é:

(     ) falsa.

(     ) verdadeira.

(     ) parcialmente verdadeira.

 

Questão 4 – No segmento “[…] exemplares da ararinha-azul podem ser encontrados apenas com criadores […]”, o termo grifado indica:

(     ) restrição.

(     ) inclusão.

(     ) exclusão.

 

Questão 5 – Sublinhe a seguir a expressão que retoma a ararinha-azul:

“[…] o maior criador e reprodutor dessa espécie no mundo está localizado em Rüdersdorf […]”

 

Questão 6 – De acordo com o texto, onde “estão 146 das cerca de 160 ararinhas-azuis que existem no mundo”?

(     ) em Rüdersdorf.

(     ) em Berlim.

(     ) no Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.

 

Questão 7 – Na parte “[…] reintroduzir as primeiras ararinhas-azuis em seu habitat: a caatinga.”, o elemento grifado exprime:

(     ) negação.

(     ) repetição.

(     ) afastamento.

 

Questão 8 – Identifique o ano em que o texto sobre extinção foi escrito:

(     ) 2018.

(     ) 2019.

(     ) nenhuma das alternativas anteriores.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: