Interpretação de texto: Eu prefiro a liberdade – 6º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sexto ano do ensino fundamental, sobre um cachorro e um lobo. Certo dia, o cachorro de raça saiu de casa e foi passear na floresta… Lá, encontrou um lobo faminto… Diante disso, o cão convidou o lobo para morar em sua casa, desfrutando de muitos confortos! Será que ele topou, hein? Vamos descobrir? Para isso, leia com atenção o texto Eu prefiro a liberdade! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!

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ESCOLA:                                                                            DATA:

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NOME:

Leia com atenção o texto. Em seguida, responda às questões interpretativas propostas:

Eu prefiro a liberdade!

    Um belo cachorro de raça, fidalgo e rechonchudo, afastou-se certa vez de casa e foi passear pela floresta.

    Perdeu-se? Nada! Cachorro não se perde; sempre acha o caminho de volta pelo faro. Foi só passear e pronto.

    Foi que foi e encontrou um lobo. Um lobão faminto, magrelo, cansado de batalhar a vida atrás de almoços cada vez mais rápidos na hora de fugir e cada vez menos dispostos a cair-lhes nas garras.

    Vendo aquele cão tão viçoso, tão bem alimentado, perguntou:

    – Como pode você estar assim tão forte, enquanto eu vivo fraquinho, sempre à beira da fome, sempre perseguido pelos caçadores?

    – Ora, a resposta é fácil. Eu tenho um dono.

    – Dono? O que é isso?

    – É uma pessoa maravilhosa, que me adora. Sempre me traz as melhores comidas, me dá casa, conforto, e ainda encontra tempo para me fazer cafuné!

    – E você não precisa andar pela floresta, caçar, passar fome e perigos?

    – Nunca! Vivo no bem-bom, na maciota! Tudo o que preciso fazer é lamber as mãos do meu dono e rosnar cada vez que algum desconhecido se aproxima da nossa casa.

    – Só isso? Mas que vida boa!

    – Pois faça como eu! Venha comigo. Eu dou um jeito de o meu dono te adotar. Você vai viver a melhor das vidas, pode confiar em mim!

    Fascinado, o lobo aceitou e foram os dois em direção à casa que hospedava o cachorro com todos aqueles confortos.

    No meio do caminho, o lobo percebeu uma correia em volta do pescoço do cachorro e perguntou o que era aquilo.

    – Bem, isso é uma coleira. Trago-a sempre no pescoço. Com ela, às vezes meu dono me prende a uma corrente…

    – Prende a uma corrente?!

    – Sim. Mas o que tem isso, se a comida é boa?

    O lobo parou e balançou a cabeça para o cachorro:

    – Pois fique lá com a sua comida da prisão, primo cachorro. Eu posso passar privação às vezes, mas prefiro a liberdade!

    E voltou correndo para a floresta, para sua vida de dificuldades, mas com o pescoço livre de qualquer coleira!

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Questões

Questão 1 – A história acima acontece porque:

(     ) o cachorro de raça tentou mudar a vida do lobo faminto.

(     ) o cachorro de raça saiu de casa e foi passear na floresta.

(     ) o cachorro de raça encontrou um lobo faminto na floresta.

 

Questão 2 – No trecho “Vendo aquele cão tão viçoso […]”, a palavra sublinhada foi usada para:

(     ) definir uma característica do cão.

(     ) intensificar uma característica do cão.

(     ) complementar uma característica do cão.

 

Questão 3 – Grife o vocábulo que exprime uma circunstância de tempo a seguir:

“Sempre me traz as melhores comidas, me dá casa, conforto, e ainda encontra tempo […]”

 

Questão 4 – Em “– Pois faça como eu! Venha comigo.”, o cachorro:

(     ) faz um convite ao lobo.

(     ) dá uma sugestão ao lobo.

(     ) emite uma ordem ao lobo.

 

Questão 5 – Em “Você vai viver a melhor das vidas, pode confiar em mim! “, a locução verbal grifada exprime um fato futuro. Por isso, equivale ao verbo:

(     ) “viveu”.

(     ) “vive”.

(     ) “viverá”.

 

Questão 6 – Identifique o fato que levou o lobo a desistir de viver como o cachorro:

R:

 

Questão 7 – Na passagem “E voltou correndo para a floresta, para sua vida de dificuldades, mas com o pescoço livre de qualquer coleira!”, o termo destacado indica um fato:

(     ) que conclui o fato anterior.

(     ) que se soma ao fato anterior.

(     ) que compensa o fato anterior.

 

Questão 8 – Na história, os travessões:

(     ) anunciam as falas do cachorro e do lobo.

(     ) assinalam o início das falas do cachorro e do lobo.

(     ) indicam uma interrupção nas falas do cachorro e do lobo.

 

Questão 9 – O texto “Eu prefiro a liberdade!” é:

(     ) um conto.

(     ) uma fábula.

(     ) uma reportagem.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
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