Interpretação de texto: Estação Ecológica do Mamuru – 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre a Estação Ecológica do Mamuru. Vamos nos informar a respeito dessa unidade de conservação criada no Pará? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

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ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

Governo do Pará cria Estação Ecológica do Mamuru

Unidade recebe o nome de afluente do rio Amazonas.

    O Estado do Pará ganhou a sua 28ª unidade de conservação estadual: a Estação Ecológica (Esec) do Mamuru, localizada entre os municípios de Aveiro e Juruti. Com cerca de 126 mil hectares, a unidade integrará mosaico de áreas protegidas na divisa com o Amazonas.

    O mosaico abrange Terras Indígenas (TIs) que juntas somam cerca de 800 mil hectares e unidades de conservação que protegem mais de 1 milhão e 600 mil hectares. São elas: TIs Andirá-Marau (do povo Sateré Mawé) e Maró (dos povos Arapium e Borari), Parque Nacional da Amazônia e Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns.

    Da categoria de unidades de conservação de proteção integral, a Esec Mamuru é estratégica para assegurar a proteção de espécies ameaçadas de extinção e a manutenção dos serviços ambientais. A unidade recebeu o nome de um afluente do rio Amazonas.

    Segundo o presidente do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio), Nilson Pinto, no local não será permitido nenhum tipo de atividade produtiva, apenas ações de preservação, educação ambiental e estudos científicos.

    “Essa unidade é feita para proteger o coração da Amazônia, para proteger a diversidade biológica que lá existe, que é fundamental para nós, para o país e para o mundo”, afirmou.

Amda. Disponível em: <https://www.amda.org.br/index.php/comunicacao/noticias/6902-governo-do-para-cria-estacao-ecologica-do-mamuru>. Publicado em: 15 de setembro de 2023. (Com adaptação).

 

Questões

Questão 1 – Qual o objetivo do texto acima?

(     ) fazer um alerta.

(     ) noticiar um fato.

(     ) contar uma história.

 

Questão 2 – Na passagem “O Estado do Pará ganhou a sua 28ª unidade de conservação estadual […]”, o texto:

(     ) narra.

(     ) descreve.

(     ) argumenta.

 

Questão 3 – Releia:

“Com cerca de 126 mil hectares, a unidade integrará mosaico de áreas protegidas na divisa com o Amazonas.”

A que unidade o texto se refere?

 

Questão 4 – No segmento “O mosaico abrange Terras Indígenas (TIs) que juntas somam cerca de 800 mil hectares […]”, a expressão sublinhada indica:

(     ) a quantidade exata de hectares.

(     ) a quantidade hipotética de hectares.

(     ) a quantidade aproximada de hectares.

 

Questão 5 – Grife o vocábulo que exprime a ideia de soma a seguir:

“São elas: TIs Andirá-Marau (do povo Sateré Mawé) e Maró (dos povos Arapium e Borari) […]”

 

Questão 6 – Observe:

“[…] a Esec Mamuru é estratégica para assegurar a proteção de espécies ameaçadas de extinção e a manutenção dos serviços ambientais.”

O que quer dizer “assegurar”?

(     ) “garantir”.

(     ) “incentivar”.

(     ) “transformar”.

 

Questão 7 – O texto enfatiza que, na unidade criada no Pará, serão proibidas:

(     ) atividades científicas.

(     ) atividades produtivas.

(     ) atividades de educação ambiental.

 

Questão 8 – No último parágrafo, as aspas foram usadas para:

(     ) destacar a informação principal do texto.

(     ) assinalar trechos em linguagem informal.

(     ) assinalar a reprodução de uma fala alheia.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
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