Interpretação de texto: Era uma vez – 6º ano

    Interpretação de texto, voltada para os alunos do sexto ano do ensino fundamental, sobre a Terra. Ela nasceu há mais ou menos 4,5 bilhões de anos. Vamos saber mais curiosidades a respeito do nosso planeta? Então, leia com atenção o texto “Era uma vez…”! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desse exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

Era uma vez…

    A Terra.  Ela nasceu há mais ou menos 4,5 bilhões de anos. Naquela época a gente não existia. Não tinha o ar que respiramos, o solo em que pisamos, nem a água do mar. A temperatura média era de 12 mil graus Celsius. Você sabe o tanto que isso é quente? Pensa só que a água ferve a cem graus Celsius. Ou seja, a Terra era umas 120 vezes mais quente que a água fervendo.  A Terra era um grande mingau de aveia preparado no fogão.

    Com o tempo, o planeta passou a se resfriar, mas ainda não era um lugar bacana para viver. Isso porque aconteciam chuvas de meteoros o tempo todo. Durante 20 milhões de anos, nosso planeta foi bombardeado por meteoros e meteoritos. Mas não pense que isso foi algo ruim. De certa forma, esses asteroides carregavam dentro deles um elemento vital para a vida na Terra: a água.

    Quando a temperatura começou a cair, a superfície do grande mingau de aveia chamado Terra começou a endurecer. Assim surgiu a crosta terrestre e as outras camadas do planeta, como o manto e o núcleo. Foi nessa época também que a nossa atmosfera foi formada, mas ela era bem diferente do que é agora.

    A água dos meteoritos começou a se acumular nos solos. Aconteciam também chuvas e tempestades que nunca terminavam. Foi assim que os oceanos nasceram, mas ainda não havia peixes, estrelas do mar, nem nada do que a gente conhece. Era só água.

    Mas, como eu disse, a água, por si só, já era um dos elementos mais importantes para que as primeiras formas de vida aparecessem por aqui. Vulcões entravam em erupção o tempo todo. A chuva de meteoros continuava e há quem diga que essas rochas que vêm do espaço trouxeram pra cá carbono e proteínas que se acumularam no fundo dos grandes oceanos.

Fragmento do texto: “A vida da Terra”. “Minas Faz Ciência”. Disponível em: <https://minasfazciencia.com.br/infantil/2020/10/12/a-vida-da-terra/>.

 

Questões

Questão 1 – No segmento “Ela nasceu há mais ou menos 4,5 bilhões de anos.”, o texto refere-se:

(     ) à Terra.

(     ) à água do mar.

(     ) à chuva de meteoros.

 

Questão 2 – Na passagem “Isso porque aconteciam chuvas de meteoros o tempo todo.”, o pronome “Isso” retoma a informação:

(     ) “Não tinha o ar que respiramos, o solo em que pisamos, nem a água do mar.”

(     ) “[…] a Terra era umas 120 vezes mais quente que a água fervendo.”

(     ) “Com o tempo, o planeta passou a se resfriar, mas ainda não era um lugar bacana […]”

 

Questão 3 – Sublinhe o verbo neste período do texto:

“De certa forma, esses asteroides carregavam dentro deles um elemento vital para a vida na Terra: a água.”

O verbo sublinhado exprime:

(     ) um fato contínuo no passado.

(     ) um fato concluído no passado.

(     ) um fato esporádico no passado.

 

Questão 4 – De acordo com o texto, como os oceanos surgiram?

R:

 

Questão 5 – Em “Assim surgiu a crosta terrestre e as outras camadas do planeta […]”, o termo destacado foi usado para indicar uma circunstância de:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 6 – Identifique o trecho em que a linguagem figurada está presente:

(     ) “A Terra era um grande mingau de aveia preparado no fogão.”

(     ) “[…] não havia peixes, estrelas do mar, nem nada do que a gente conhece.”

(     ) “Vulcões entravam em erupção o tempo todo.”

 

Questão 7 – Na parte “[…] a água, por si só, já era um dos elementos mais importantes para que as primeiras formas de vida aparecessem por aqui.”, a expressão grifada introduz:

(     ) uma condição.

(     ) uma finalidade.

(     ) uma consequência.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: