Interpretação de texto e gramática: Bolo formigueiro – substantivos, verbos adjetivos – 5º ou 6º ano

   Atividade de interpretação de texto e gramática, proposta a alunos do quinto ou sexto ano, o texto utilizado nesta atividade é “Bolo formigueiro”, com questões sobre substantivos, adjetivos e verbos.

   É possível fazer o download desta atividade em modelo do Word que pode ser editado, pronto para imprimir em PDF e a atividade respondida.

 

    Baixe esta interpretação em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

 

BOLO FORMIGUEIRO

   PAULA E ANDRÉ ACORDARAM FELIZES NAQUELE DIA. AFINAL ERA SEXTA-FEIRA. E TODA A SEXTA-FEIRA TINHA BOLO GOSTOSO NA CASA DELES.

   PARECIA REALMENTE QUE SERIA MAIS UMA SEXTA COMO TODAS AS OUTRAS, ATÉ QUE SOUBERAM QUE O BOLO QUE SUA MÃE FARIA CHAMAVA-SE FORMIGUEIRO.

   OS DOIS FICARAM PENSANDO QUE TAL BOLO SERIA AQUELE. ENTÃO, DECIDIRAM OBSERVAR SUA MÃE PARA QUE PUDESSEM DESCOBRIR SE NO BOLO IAM FORMIGAS DE VERDADE.

   QUANDO A MÃE DE PAULA E ANDRÉ COMEÇOU A FAZER O BOLO, OS DOIS FORAM ESPIAR. ELES PERCEBERAM QUE JUNTO DOS INGREDIENTES HAVIA UM PACOTE CHEINHO DE COISINHAS PRETAS E ACHARAM QUE ERAM FORMIGAS.

   O BOLO FICOU PRONTO. MAS QUEM DISSE QUE ELES QUERIAM COMER?

   A MÃE FICOU PREOCUPADA, POIS SABIA QUE ELES ADORAVAM BOLO E FOI LOGO PERGUNTANDO POR QUE NÃO COMIAM. DEPOIS DA EXPLICAÇÃO A MÃE RIU MUITO E MOSTROU A ELES QUE O QUE VIRAM NÃO ERAM FORMIGAS NO PACOTE, MAS SIM CHOCOLATE GRANULADO.

 

COMPREENSÃO DE TEXTO E GRAMÁTICA

1) QUAL É O TÍTULO DO TEXTO?

R.:

 

2) QUAL É O TEMA DO TEXTO?

R.:

 

3) QUAIS SÃO OS PERSONAGENS PRINCIPAIS?

R.:

 

4) QUANTOS PARÁGRAFOS HÁ NO TEXTO?

R.:

 

5) QUAL FOI A CONFUSÃO QUE OCORREU NA HISTÓRIA?

R.:

 

 

6) QUEM E COMO FOI RESOLVIDA ESSA CONFUSÃO?

R.:

 

 

 

7) ENCONTRE NO TEXTO E REGISTRE O QUE SE PEDE:

  1. TRÊS ADJETIVOS: _____________________________________
  2. DOIS SUBSTANTIVOS COMUNS: _________________________
  3. DOIS SUBSTANTIVOS PRÓPRIOS: _______________________
  4. UMA PALAVRAS ESCRITAS COM CH: ____________________
  5. UMA PALAVRAS POLISSÍLABA: _________________________
  6. UMA PALAVRAS ESCRITAS COM SS: ____________________

 

8) ENCONTRE NO TEXTO VERBOS NO INFINITIVO, ESCREVA-OS ABAIXO E CONJUGUE-OS NO PRESENTE, PASSADO E FUTURO.

 

 

 

 

 

9) ESCREVA UM ADJETIVO PARA CADA PALAVRA ABAIXO:

  1. CRIANÇAS: ________________________________
  2. BOLO: ____________________________________
  3. MÃE: _____________________________________
  4. PACOTE: _________________________________
  5. DIA: ______________________________________

 

10) OBSERVE AS PALAVRAS ABAIXO E ESCREVA-AS NO LOCAL CORRETO:

COMER – CAMISETA – ELEGANTE – MUSCULOSO – CIDADE – ALUNOS – GABRIELA – SALA – ESCREVER – GRANDE – BONITA – COMIDA – ESPECIAL – ANDAR – SUBIR – MÚSICA – CARTAZ – TOMATE – CORTAR – PÉ

 

  1. SUBSTANTIVOS:

 

 

  1. ADJETIVOS:

 

 

  1. VERBOS:

As respostas estão no link acima do cabeçalho.

 

 

acessaber:
Veja também: