Interpretação de texto: Dorina Nowill – 6º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sexto ano do ensino fundamental, sobre a Dorina Nowill. Segundo o texto, ela usou a deficiência como um incentivo para fazer com que outras pessoas que não podiam enxergar continuassem aprendendo. Incrível, não é mesmo? Vamos saber mais a respeito do trabalho dessa brasileira? Então, leia o texto Dorina Nowill! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

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ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Leia:

Dorina Nowill

    O nome pode até ser desconhecido, mas o trabalho dessa brasileira está aí para ajudar muita gente. Quando tinha apenas 17 anos, Dorina ficou cega por motivos que nenhum médico conseguiu descobrir. Nessa idade, ela já era professora, e decidiu não deixar que a cegueira afetasse aquilo que mais gostava de fazer: ensinar. Usou a deficiência como um incentivo para fazer com que outras pessoas que não podiam enxergar continuassem aprendendo.

    No ano de 1946, com a ajuda de algumas amigas, Dorina criou a Fundação para o Livro Cego no Brasil, em São Paulo (que muitos anos depois ganhou o nome de Fundação Dorina Nowill Para Cegos). Essa fundação, junto com o Instituto Benjamin Constant, no Rio de Janeiro, foi a primeira no país a produzir livros em Braille (uma forma de comunicação feita pelo tato, que permite ao cego ler e escrever) e a distribuir gratuitamente esses livros. Além disso, Dorina esteve sempre preocupada em desenvolver maneiras cada vez mais modernas para facilitar o acesso dos cegos a todo tido de conhecimento.

    Dorina viveu tempo suficiente para fazer com que seu nome e seu trabalho não sejam esquecidos. Deixou um belo exemplo de vida e uma Fundação que vai continuar trabalhando para melhorar a vida dos cegos de todo o país.

Disponível em: <“plenarinho.leg.br – Câmara dos Deputados”>. 

 

Questões

Questão 1 – Em “O nome pode até ser desconhecido, mas o trabalho dessa brasileira está aí para ajudar muita gente.”, a que brasileira o texto se refere?

 

Questão 2 – Sublinhe a seguir a palavra que retoma “Dorina”:

“Nessa idade, ela já era professora […]”

 

Questão 3 – Na passagem “Usou a deficiência como um incentivo […]”, o verbo grifado expressa:

(     ) uma ação de Dorina.

(     ) um estado de Dorina.

(     ) um atributo de Dorina.

 

Questão 4 – Em “No ano de 1946, com a ajuda de algumas amigas, Dorina criou a Fundação para o Livro Cego no Brasil […]”, a expressão destacada exprime uma circunstância de:

(     ) lugar.

(     ) meio.

(     ) tempo.

 

Questão 5 – Na oração “Essa fundação, junto com o Instituto Benjamin Constant, no Rio de Janeiro, foi a primeira no país […]”, a que fundação o texto se refere?

 

Questão 6 – No segmento “[…] em Braille (uma forma de comunicação feita pelo tato, que permite ao cego ler e escrever) […]”, a parte entres parênteses:

(     ) explica o termo “Braille”.

(     ) caracteriza o termo “Braille”.

(     ) complementa o termo “Braille”.

 

Questão 7 – No fragmento “[…] maneiras cada vez mais modernas para facilitar o acesso dos cegos a todo tido de conhecimento.”, o vocábulo “para” indica:

(     ) uma condição.

(     ) uma finalidade.

(     ) uma consequência.

 

Questão 8 – Releia o período que encerra o texto:

“Deixou um belo exemplo de vida e uma Fundação que vai continuar trabalhando para melhorar a vida dos cegos de todo o país.”

Nesse período, o autor do texto:

(     ) expõe uma opinião.

(     ) levanta uma hipótese.

(     ) faz uma recomendação.

 

Questão 9 – Pode-se afirmar que o texto lido é:

(     ) uma biografia.

(     ) uma entrevista.

(     ) uma reportagem.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
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