Interpretação de texto: Dora e a Cidade Perdida – 6º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sexto ano do ensino fundamental, sobre um filme. “Dora e a Cidade Perdida, a mais nova missão da personagem que fez sucesso com a série de animação Dora Aventureira, é bem diferente de todas as outras aventuras da personagem”. Vamos saber quais são essas diferenças e conhecer melhor a história desse filme? Então, leia com atenção o texto e, depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Esta atividade de compreensão de texto está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe este exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                                                   DATA:

PROF:                                                                                        TURMA:

NOME:

Leia:

Dora e a Cidade Perdida

A personagem passa a viver como uma garota comum até embarcar na resolução de um mistério.

    Dora e a Cidade Perdida, a mais nova missão da personagem que fez sucesso com a série de animação Dora Aventureira, é bem diferente de todas as outras aventuras da personagem. Além de o filme ser em formato live-action (ou seja, com atores reais), nele, a garota vai ter que deixar de lado sua busca por mistérios para viver como uma jovem comum. 

    Enquanto seus pais vão em busca de uma cidade antiga feita de ouro, chamada Parapata, Dora precisa deixar sua vida na selva e ficar hospedada na cidade onde vivem seus tios e seu primo, Diego. Lá, ela começa a frequentar a escola e tenta, apesar de várias confusões, adaptar-se à nova rotina. 

    Os problemas da Dora começam quando, durante uma visita a um museu, ela e seus novos amigos são sequestrados por homens que querem encontrar a cidade perdida antes dos pais dela. 

    Agora, a garota terá que usar seus conhecimentos da selva para tentar salvar seus pais e os amigos que foram levados com ela.

Disponível em: <https://www.jornaljoca.com.br>.

 

Questões

Questão 1 – Identifique o objetivo do texto:

(     ) divulgar um livro.

(     ) divulgar um filme.

(     ) divulgar uma série da televisão.

 

Questão 2 – Releia este trecho:

“[…] a garota vai ter que deixar de lado sua busca por mistérios para viver como uma jovem comum.”

Nesse trecho, o autor expõe:

(     ) um desejo da garota protagonista do filme.

(     ) uma ordem da garota protagonista do filme.

(     ) uma obrigação da garota protagonista do filme.

 

Questão 3 – Segundo o texto, Dora “começa a frequentar a escola e tenta, apesar de várias confusões, adaptar-se à nova rotina”:

(     ) na cidade Parapata.

(     ) na selva.

(     ) na cidade onde moram seus tios e o primo Diego.

 

Questão 4 – Em “Os problemas da Dora começam quando, durante uma visita a um museu, ela e seus novos amigos são sequestrados por homens […]”, o autor do texto conta:

(     ) o início da história do filme Dora e a Cidade Perdida.

(     ) a complicação da história do filme Dora e a Cidade Perdida.

(     ) o desfecho da história do filme Dora e a Cidade Perdida.

 

Questão 5 – No período “Agora, a garota terá que usar seus conhecimentos da selva para tentar salvar seus pais e os amigos que foram levados com ela.”, o termo “para” introduz:

(     ) a condição do fato anterior.

(     ) a finalidade do fato anterior.

(     ) a consequência do fato anterior.

 

Questão 6 – Na passagem “A personagem passa a viver como uma garota comum até embarcar na resolução de um mistério.”, o vocábulo “como” exprime:

(     ) um exemplo.

(     ) uma comparação.

(     ) uma circunstância de modo.

 

Questão 7 – No segmento “[…] é bem diferente de todas as outras aventuras da personagem.”, a palavra sublinhada foi usada para:

(     ) definir o sentido do adjetivo “diferente”.

(     ) intensificar o sentido do adjetivo “diferente”.

(     ) complementar o sentido do adjetivo “diferente”.

 

Questão 8 – Na parte “Além de o filme ser em formato live-action (ou seja, com atores reais) […]”, a informação nos parênteses:

(     ) explica o “formato live-action”.

(     ) conclui o “formato live-action”.

(     ) contrapõe o “formato live-action”.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: